| 03/05/2010 11h09min
Todos os anos a cena se repete: terminada a Série A do Gauchão, os clubes são divididos entre os que se mantém na ativa, com as disputas de certames regionais ou mesmo nacionais, e os que fecham as portas ou diminuem drasticamente os investimentos até o Estadual seguinte. Com jogadores e técnicos, ocorre uma verdadeira dança das cadeiras, com uma debandada para outras equipes.
A partir de hoje e até a próxima sexta, o clicEsportes vai mostrar a situação dos times que participaram da primeira divisão gaúcha – com exceção da Dupla Gre-Nal.
UNIVERSIDADE
O futuro do Universidade está indefinido. O clube, que surgiu em meio à crise que assolou a Ulbra em 2009, tem duas prioridades para seguir na ativa. A primeira, achar uma nova sede – ainda usa a estrutura da Ulbra. Depois, encontrar um patrocínio que ajude a equipe a disputar a Copa FGF, no segundo semestre.
– Estamos negociando a permanência em Canoas ou em outro município. Outras cidades da Região Metropolitana já nos procuraram, mas vamos esperar a definição de Canoas primeiro. Até final de maio deve sair decisão sobre a sede – garante o gerente de esportes, Fabrício Marin.
Quando o jogador de vôlei Gilson “Mão de Pilão” resolveu assumir a presidência do Universidade e organizar uma equipe para disputar o Estadual, a única coisa que o clube tinha era a vaga na Série A. Não havia treinador, comissão técnica ou jogadores. Aos poucos, o clube foi se organizando e, o time, sendo montado. No Gauchão, conseguiu fazer uma campanha suficiente para se manter na elite em 2011 – terminou na 11ª posição na classificação geral.
Dos jogadores que defenderam o time, quatro já foram embora. O centroavante Leandro Rodrigues retornou ao Iraty-PR, o zagueiro Dudu voltou para o Santos, o volante Leandro Freitas foi devolvido para o Madureira e o goleiro Spada rescindiu. O restante do grupo se reapresenta hoje, e a maioria deve ter o mesmo destino do arqueiro. A situação de 10 atletas ainda estava indefinida.
As únicas certezas no Universidade são a disputa do Gauchão 2011 e a criação de categorias de base. A intenção é organizar um time sub-15 e outro sub-17.
CLICESPORTES