| 28/04/2010 21h23min
Teoricamente era um adversário fácil, mas o São Paulo não conseguiu vitória na primeira partida das oitavas de final da Copa Libertadores. O Tricolor ficou no 0 a 0 com o Universitario, na noite desta quarta, no Estádio Monumental de Lima, no Peru.
A equipe de Ricardo Gomes criou mais oportunidades de marcar no primeiro tempo. Tanto que logo aos seis minutos de jogo, o lateral-direito Cicinho acertou a trave do goleiro peruano. Minutos antes, Hernanes já havia assustado Llontop.
O Universitario, apoiado por sua torcida, tentou pressionar, mas sem eficiência. O São Paulo seguia arriscando. Aos 28 minutos, Marlos recebeu grande passe de Hernanes, driblou o goleiro e poderia abrir o placar para o Tricolor. No entanto, no lance, o são-paulino esperou a chegada de Washington na pequena área. Com isso, os peruanos afastaram o perigo.
Antes do intervalo, o técnico Ricardo Gomes foi obrigado a fazer sua primeira alteração. Com dores no ombro, o lateral-direito Cicinho deu lugar a Jean.
Expulsão de Richarlyson
A etapa final seguiu na mesma tônica. São Paulo apostando na sua superioridade técnica, enquanto o Universitario no fator campo. Mas o placar seguiu sem ser alterado.
Após choque com Espinoza, o volante Richarlyson, que atuou na lateral-esquerda, foi expulso e teve de ir para o chuveiro mais cedo. No lance, o árbitro argentino Saúl Laverni deu cartão amarelo para os dois jogadores, mas o são-paulino já tinha um e recebeu o vermelho.
Com um a menos, Ricardo Gomes precisou mudar e Marlos foi o escolhido. Junior Cesar assumiu o posto de Richarlyson. Como era previsto, os mandantes cresceram no jogo. No entanto, os peruanos não conseguiram marcar e o placar se confirmou em 0 a 0.
A partida de volta ocorrerá na próxima terça, às 19h30min, no Morumbi.