| 14/04/2010 17h06min
O Rio de Janeiro buscará o quinto título consecutivo da Superliga Feminina de vôlei neste domingo e o sétimo na história da competição. E, para alcançar mais uma vez o lugar mais alto do pódio, a equipe carioca conta com um "quarteto fantástico". A líbero Fabi, a central Fabiana e as ponteiras Regiane e Amanda são as quatro atletas que participaram das últimas quatro conquistas.
No entanto, o palco da decisão não será o mesmo. Nos últimos quatro anos, os jogos foram realizados no Rio de Janeiro. Nas temporadas 05/06 e 06/07, a equipe carioca foi campeã no ginásio do Caio Martins, em Niterói (RJ), enquanto as duas últimas conquistas (07/08 e 08/09) foram no ginásio do Maracanãzinho, no Rio. Desta vez, a disputa pelo título será no Ginásio do Ibirapuera, a partir das 9h45min, com transmissão ao vivo da TV Globo e do canal Sportv.
Superação: a arma da equipe
A líbero Fabi e a central Fabiana são as duas grandes estrelas d o grupo. As campeãs olímpicas são as mais experientes do time, junto com a ponteira Érika - medalha de bronze nos Jogos de Sidney/2000. As ponteiras Regiane e Amanda fazem parte da nova geração da equipe carioca. Regiane destaca-se no saque e no passe, enquanto Amanda, apesar de reserva, é uma opção constante do técnico Bernardinho para surpreender o adversário no saque, em momentos decisivos das partidas.
As campeãs olímpicas Fabi e Fabiana recordam das últimas conquistas e lembram que os títulos da equipe carioca sempre foram marcados pela superação. Para Fabiana, na atual temporada, o Rio de Janeiro já deu provas de que, mais uma vez, se superou.
– Esta Superliga foi diferente das demais. Foi a temporada da superação. Nós lutamos o campeonato inteiro contra problemas de contusão. Nos outros anos, contornamos as dificuldades com mais facilidade. E, para chegar a esta final, passamos por momentos complicados. Primeiro, dentro de quadra, contra uma equipe fortíssima, o São Caetano, e ainda tivemos o problema da enchente que fez nosso time dormir uma noite no Maracanãzinho – destaca Fabiana, capitã do time.
A líbero Fabi lembra que o time do Osasco ganhou um grande reforço para esta temporada.
– A chegada da Jaque fez o time crescer muito. O retrospecto nessa Superliga é favorável para elas, que nos venceram nas duas vezes que nos enfrentamos. E elas vão vir com tudo para cima de nós. Será a sexta decisão consecutiva entre nossos times e elas perderam as últimas quatro. Será tudo ou nada para o time do Osasco – ressalta a líbero.