| 12/04/2010 16h04min
A cidade de São Carlos, a 233km da capital paulista, está confirmada como sede da etapa brasileira do Grand Prix de vôlei no lugar de São Paulo. Obras no Ginásio do Ibirapuera obrigaram a mudança do local. Octacampeã (94/96/98/04/05/06/08/09), a seleção feminina, maior vencedora da competição, enfrentará China Taipei na estreia, em 6 de agosto. O Japão será o adversário do dia 7, e a Itália, no dia 8. Os jogos serão realizados no Ginásio Nilton Olaio Filho.
Na semana passada, a Federação Internacional recebeu a desistência da Coreia do Sul, que sediaria o grupo do Brasil na terceira semana da competição. O país vive problemas econômicos. Em seu lugar, entrou China Taipei.
Onze seleções lutam por cinco vagas na decisão
Doze seleções participarão desta 18ª edição do Grand Prix: Brasil, Alemanha, China, China Taipei, República Dominicana, Itália, Japão, Polônia, Holanda, Estados Unidos, Tailândia e Porto Rico. Para a fase final, em Ningbo, na China, estarão classificados os cinco melhores times, e mais a seleção da casa, por estar recebendo a etapa decisiva.
Na segunda semana do Grand Prix, em Macau, entre os dias 13 e 15 de agosto, o Brasil enfrentará República Dominicana, Holanda e China. De lá, a seleção brasileira seguirá para China Taipei, onde jogará contra Porto Rico, Polônia e a equipe da casa, de 20 a 22 de agosto. A fase final será disputada na semana seguinte, entre os dias 25 e 29, na cidade chinesa de Ningbo.
O Brasil conquistou sua primeira medalha de ouro no Grand Prix na segunda edição do torneio, em 94, em Xangai, na China, onde derrotou Cuba na final. Depois da equipe verde-amarela, a Rússia é o país com mais títulos no Grand Prix. São três vitórias (97/99/02). Cuba e Estados Unidos ganharam em duas oportunidades cada. As cubanas foram vitoriosas em 93 e 2000. Já as norte-americanas ganharam em 95 e 2001. China e Holanda foram campeãs uma vez, respectivamente, em 2003 e 2007.