| 05/04/2010 17h23min
Nesta terça-feira, o Universo e o Flamengo começam a disputar o Torneio Interligas Brasil/Argentina, em Brasília, no Ginásio Nilson Nelson. A rodada inaugural da competição marca os confrontos do time carioca contra o Juventud Sionista, terceiro colocado da Liga Argentina, às 19h, e do Universo contra Libertad Sunchales, quarto colocado no argentino, às 21h.
O quadrangular prossegue na quarta-feira com jogos às 20h e às 22h e, na quinta-feira, os confrontos estão marcados para o mesmo horário do dia anterior. A competição terá um segundo quadrangular nos dias 09, 10 e 11, em Mar de Plata, com as participações de Peñarol, Atenas, Franca e Minas.
Primeiro colocado da primeira fase do NBB, o Universo, time do técnico Lula Ferreira, vai sediar o torneio e o primeiro desafio é diante do Libertad, que fechou a fase de classificação da Liga Argentina na quarta posição:
— O Sunchales é um time conhecido e tem jogadores experientes como o Wolkowisky e o
Ginóbili — disse o treinador.
Na sequência da competição, a equipe de Brasília enfrenta o conhecido Flamengo e o Juventud Sionista, que ficou na terceira posição em seu campeonato local:
— Já jogamos contra o Sionista pela Liga Sul-Americana. O jogador de maior destaque é o Cequeira, que é bastante experiente e dá ritmo ao time — declarou o comandante.
Lula também falou com relação à expectativa para o Torneio. Segundo o técnico, a competição será um grande desafio e de alto nível.
Além do Universo, o Brasil terá outro representante neste primeiro quadrangular. Segundo colocado na etapa classificatória do NBB, o Flamengo trata o campeonato nacional como prioridade, no entanto, entra na disputa do Interligas com objetivo de conquistar o título:
— Vamos entrar na disputa focados em vencer. Serão três jogos seguidos, diante de equipes fortes e contra dois argentinos, uma escola em ascensão e que, no momento, é um pouco superior a nossa — comentou o técnico
Paulo Chupeta.
Sobre o torneio, o treinador
contou que conhece bem os adversários argentinos, principalmente o Sunchales:
— O nosso confronto contra o Libertad está 1 a 1. Nós perdemos para eles na Liga das Américas 2008/09 e vencemos na Liga Sul-Americana, em 2008. É uma equipe bastante conhecida e que possui um treinador forte. Sabemos da força deles e esperamos crescer com as dificuldades — completou o comandante do time da Gávea.
O treinador acredita que o fato do quadrangular ser disputado no Brasil pode beneficiar tanto o Universo como a sua equipe.
— Certamente é um fator importante. A torcida do Flamengo é muito grande aqui em Brasília e jogaremos em casa. O Brasília também será beneficiado porque jogará do lado de sua torcida — concluiu Chupeta.
Os Argentinos devem chegar à Brasília na noite desta segunda-feira. Pelos lados do Juventud Sionista, o maior destaque é o armador Luís Cequeira, que tem médias de 15 pontos e 4,4 assistências por jogo na Liga Argentina.
No Sunchales, que comemora seu centenário em
2010, os nomes de maior relevância são Rubén Wolkowysky, experiente pivô campeão olímpico em Atenas 2004, o armador Sebastián Ginóbili, irmão do ala Manu Ginóbili, do San Antonio Spurs, e o americano Laron Profit, quarto cestinha da Liga Argentina.
Confira os jogos do primeiro quadrangular do Torneio Interligas:
Grupo A - Brasília
Terça-feira
19h - Flamengo x Juventud Sionista
21h - Universo/BRB/Financeira/Brasília x Libertad Sunchales (SPORTV)
Quarta-feira
20h - Vencedor do Jogo 1 x Perdedor do Jogo 2
22h - Vencedor do Jogo 2 x Perdedor do Jogo 1
Quinta-feira
20h - Perdedor do Jogo 1 x Perdedor do Jogo 2
22h - Vencedor do Jogo 1 x Vencedor do Jogo 2
Grupo B - Mar Del Plata
Sexta-feira
Peñarol x Pitágoras/Minas
Atenas x Vivo/Franca
Sábado
Vencedor do Jogo
1 x Perdedor do Jogo 2
Vencedor do Jogo 2 x Perdedor do Jogo 1
Domingo
Perdedor do Jogo 1 x Perdedor do Jogo 2
Vencedor do Jogo 1 x Vencedor do Jogo 2