| 04/04/2010 18h08min
O domingo de Páscoa teve sabores diferentes para torcedores de Brusque e Metropolitano. A torcida da casa, que compareceu em bom número ao Sesi, demonstrou nas vaias ao time o amargo da derrota por 2 a 0. Já os poucos torcedores do Bruscão comemoraram a doce vitória, que garantiu o clube na elite catarinense e ainda alimentou chances de classificação para as semifinais do returno.
Os gols de Pantico, de pênalti, e Valdo, já nos acréscimos do segundo tempo, decretaram a primeira derrota do Metropolitano jogando em casa no Catarinense 2010. Além de quebrar esse tabu, o Brusque ultrapassou o Verdão na tabela. Os dois times agora dependem de uma vitória na última rodada e uma combinação de resultados para se classificarem para as finais do returno. A do Brusque um pouco mais possível.
A partida
O jogo foi pouco movimentado no primeiro tempo. A defesa do Metrô, com o volante Fabinho comandando a entrada da área,
neutralizou os ataques do Brusque, principalmente o veloz
atacante Pantico. Apesar de tentativas por todos os lados do campo, o Verdão só teve uma chance clara de gol, com Chefe. Deleu cruzou da esquerda, a bola passou pelo zagueiro, mas o atacante furou.
A cena se repetiu logo no primeiro minuto do segundo tempo, desta vez pela direita. Nequinha cruzou e mais uma vez, na cara do gol, o atacante que substituiu o lesionado Leandrinho não acertou a bola. Aos 9 minutos, o árbitro João Fernando da Silva marcou pênalti de Nequinha sobre Têti. Pantico cobrou e marcou o quinto gol dele em seis jogos.
Apesar da derrota parcial, a torcida continuou apoiando o Verdão, mas pedia mudanças, gritando o nome de Mário André. Roberval Davino mudou, mas preferiu colocar o atacante Acerola no lugar do apagado Serginho. O veloz atacante, em uma das primeiras jogadas, recebeu a bola cara a cara com o goleiro João Ricardo, que fez boa defesa. O Metrô tentou pressionar, mas o atacante argentino Trípodi caía ao receber a bola e o juiz não entrou na
onda. Dos 10 ao 25
minutos o Verdão pressionou, e o jovem camisa 1, João Ricardo, se destacou, segurando a pressão.
Adeus rebaixamento
Aos 31 minutos, Pantico, com mais liberdade no segundo tempo, cruzou para Lourival mandar para as redes, mas o bandeirinha marcou impedimento. Já nos acréscimos, aos 47 minutos, Valdo, que entrou no lugar de Lourival, marcou um golaço, chutando forte de fora da área, no canto superior esquerdo do goleiro João Paulo. Sob vaias, os jogadores do Metropolitano deixaram o campo com poucas chances de classificação.
Para classificar
O Verdão precisa vencer o Avaí, quarta-feira, no Sesi, e ficar de olho em mais três jogos na última rodada. Já o Brusque, além de garantir a vaga na elite em 2011, aumentou as chances de se classificar. Precisa vencer o CFZ Imbituba, no Augusto Bauer, e torcer por uma derrota do Criciúma para o Figueirense, na
Capital.
Ficha Técnica
METROPOLITANO (0)
Chitão;
Nequinha, Amaral Rosa, Rafael e Deleu (Juliano); Fabinho, Dú, Serginho (Acerola) e Cristiano; Trípodi e Chefe (Mário André)
Técnico: Roberval Davino
BRUSQUE (2)
João Ricardo; Rogério Souza, Rogélio, Cris e Tom; Carlos Alberto, Pereira, Têti e Diogo Oliveira (Marcelo); Pantico (Leonardo) e Lourival (Valdo).
Técnico: Hélio Vieira
Gols: Pantico (B), aos 10, e Valdo (B), aos 47 minutos do 2º tempo.
Cartões Amarelos: Lourival, Pantico, Cris (B).
Arbitragem: João Fernando da Silva, auxiliado por Josué Gilberto Lamim e Sandro Rodrigues.
Local: Estádio do Sesi, em Blumenau.