| 31/03/2010 23h21min
O Estádio Mané Garrincha pode desbancar o Morumbi da abertura da Copa de 2014. Com um orçamento de R$ 700 milhões, o projeto de reforma do estádio de Brasília foi desenhado para que o local pudesse receber o primeiro jogo da Seleção Brasileira. Enquanto a CBF e a Fifa não se decidem sobre a sede de abertura do mundial, o Mané Garrincha inicia suas obras.
— As obras devem começar em maio. Estamos respeitando todo o caderno de encargos da Fifa, já trabalhando nas necessidades que um estádio precisa para receber a abertura e a final da Copa, o que é muito diferente das demais fases. Teremos 70 mil lugares na arena, mínimo exigido para as partidas mais importantes. Agora temos que aguardar a decisão — explicou Vicente de Castro Mello, arquiteto responsável pelo projeto.
Segundo Vicente, o grande problema do Morumbi é que o local não possui uma área livre em terreno aberto para que os patrocinadores possam divulgar seus produtos.
— Infelizmente o
estádio não tem um espaço em seu exterior
e isso compromete. No nosso caso (Brasília), já pensamos em tudo. Temos uma área reservada para isso — argumentou o arquiteto.
Outro motivo que pode pesar na decisão é o fato do projeto ser desenvolvido pensando na sustentabilidade, já que o Mané Garrincha deve ter uma série de painéis solares para abastecer a rede elétrica e água da chuva será canalizada para as instalações.