| 31/03/2010 13h55min
A lesão no tornozelo direito do atacante Rooney, que deixou o Estádio Allianz de muletas após a derrota do Manchester United para o Bayern de Munique por 2 a 1, nesta terça-feira, pode significar o quinto desfalque da seleção inglesa na Copa. No caminho para disputar seu segundo Mundial, o atleta vive um drama em que já foi protagonista em 2006.
Semanas antes do início do torneio na Alemanha, o atacante, então com 20 anos, fraturou o pé direito e foi dúvida para o treinador sueco Sven-Goran Erisksson. Quatro anos depois, outro técnico, Fabio Capello, também terá que esperar até os últimos momentos para saber se poderá contar com o craque na África do Sul.
As regras da Fifa permitem que as seleções troquem um jogador machucado de sua lista final para a Copa por outro até 24 horas antes do início do primeiro jogo de cada país. Na competição realizada em 2006, Rooney se recuperou e conseguiu atuar.
Os outros problemas do técnico Fabio Capello também são grandes. O lateral-esquerdo Ashley Cole, com grave lesão no tornozelo esquerdo, sofrida em fevereiro, está com a participação no Mundial ameaçada, já que o tempo de sua recuperação é de três meses. Entre os que já sabem que não estarão na África do Sul estão Owen, que sofreu lesão muscular na final da Copa da Liga Inglesa, Beckham, que rompeu o tendão de Aquiles, e Bridge, que pediu dispensa da seleção após o caso de sua mulher com o zagueiro Terry.
Mas a má fase não é exclusiva do futebol inglês. Outros jogadores correm o risco de desfalcar suas equipes na Copa. Confira alguns:
Van Persie (Holanda) - O jogador passou por cirurgia no joelho direito após sofrer uma lesão em um amistoso da seleção holandesa contra a Itália, em novembro de 2009. A previsão inicial era a de que o atacante ficasse de quatro a cinco meses em recuperação. Seu retorno, no entanto, deve acontecer apenas em maio. A Holanda estreia na Copa em 14 de junho.
Essien (Gana) - Com uma lesão nos ligamentos médios do joelho esquerdo, o volante Michael Essien não deve mais atuar pelo Chelsea na temporada 2009/2010. O africano, agora, corre contra o tempo para se recuperar e defender a seleção de Gana na Copa. Machucado no início de março, ele deve ficar de quatro a seis semanas parado.
Bosingwa (Portugal) - O lateral passou por uma cirurgia no joelho esquerdo em novembro do ano passado, depois de se machucar em uma partida entre Aston Villa e Chelsea, pelo Campeonato Inglês. A expectativa inicial era de que o lateral-direito voltasse a jogar em três meses. Mas o Chelsea já anunciou que o lateral terá que passar por cirurgia novamente.
Kieran Gibbs (Inglaterra) - O lateral-esquerdo do Arsenal foi operado no início deste ano após sofrer uma fratura no pé esquerdo na partida contra o Standard Liège, pela Liga dos Campeões, em novembro do ano passado. A operação aconteceu após a lesão não ter cicatrizado como esperado. O inglês ficará fora da equipe até o meio deste ano, o que também lhe impedirá de ir ao Mundial.
Jankovic (Sérvia) - O meia-atacante Bosko Jankovic foi submetido a uma artroscopia no último dia 17 e ficará seis meses longe dos gramados. O sérvio sofreu uma lesão nos ligamentos do joelho esquerdo em setembro de 2009, quando o Genoa - seu clube - encarou o Milan. Essa lesão o deixou seis meses parado. A nova lesão aconteceu contra a Inter de Milão, dia 7.
Patrick Kisnorbo (Austrália) - Assim como Beckham, o zagueiro Patrick Kisnorbo lesionou o tendão de Aquiles em partida pelo Leeds, clube pelo qual não atuará mais na temporada 2009/2010. Kisnorbo desfalcará a seleção australiana na Copa.
LANCEPRESS