| 26/03/2010 17h34min
Conforme o colunista Renato Maurício Prado publicou em sua coluna na edição desta sexta-feira do jornal O Globo, o campeão da Copa Sul-Americana de 2010 terá vaga garantida na Copa Libertadores de 2011. O Grêmio é um dos clubes que disputa a competição que começa em setembro. O assessor de futebol Luiz Onofre Meira, no entanto, diz que ainda não foi comunicado sobre o assunto:
— Oficialmente não fomos informados de nada. No ano passado também teve essa história e nada aconteceu — lembrou o dirigente, mas completou:
— Agora isso começou antes do início da competição, aí pode ser diferente, porque assim o regulamento ainda pode ser modificado. Mas temos que esperar.
Para Meira, a Sul-Americana continua sendo uma competição "de segunda divisão do futebol sul-americano". E mesmo que a informação se confirme, o dirigente comenta que o calendário não colabora com os clubes, pois o torneio é disputado em setembro, quando o Brasileirão está em alta. Seria
complicado, na visão dele, abdicar do
Nacional.
— O calendário é impróprio. Continua sendo uma competição secundária. Quando começa a Sul-Americana, o Brasileirão está sendo disputado. De repente, dependendo da tua situação no Brasileiro, tu te joga numa Sul-Americana, caso contrário, não tem como. Se tu estás no G4, e tem um jogo em Cuzco, como é que vai viajar com os titulares em meio a outra competição? — questionou.
O dirigente comparou a situação enfrentada pelo Grêmio em 2008, quando disputou Brasileirão e Copa Sul-Americana:
— Em 2008 estávamos bem no Brasileiro e deixamos a Sul-Americana em segundo plano. Continua sendo uma segunda divisão do futebol Sul-Americano — comentou.
O Grêmio foi desclassificado da Sul-Americana em 2008 pelo Inter na primeira fase. O primeiro Gre-Nal, no Beira-Rio, terminou empatado em 1 a 1. Na segunda partida, no Olímpico, empate em 2 a 2. Pelos saldo, o Colorado seguiu em frente na competição. No Campeonato Brasileiro, o Grêmio foi
o vice-campeão, três pontos atrás do São Paulo.