| 19/05/2003 10h10min
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e vários integrantes do primeiro escalão estão reunidos na residência oficial da Granja do Torto para a quarta reunião ministerial em cinco meses de governo. Serão debatidos durante toda a tarde os gastos e investimentos da União para o próximo ano. Na abertura do encontro, Lula solicitou esforço dos ministros na defesa das reformas da Previdência e tributária.
O ministro da Fazenda, Antonio Palocci, que vai fazer um balanço da política econômica e falar sobre a execução orçamentária, iniciará a exposição sobre a pasta que comanda. De acordo com a assessoria de imprensa do Palácio do Planalto, cada ministro irá falar por aproximadamente 10 minutos. O ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Guido Mantega, abordará os Programa Plurianual. O ministro do Trabalho, Jacques Wagner falará sobre o Programa Primeiro Emprego, que teve seu anúncio adiado. O dia 1º de maio seria a data para a divulgação da iniciativa, que deverá atender jovens carentes.
Primeiro a chegar à Granja, o ministro da Corregedoria-Geral da União, Waldir Pires, acredita que a reunião será importante para o debate sobre a atuação do governo.
– Acho excelente a idéia de aprofundarmos nosso relacionamento e marcharmos juntos para cumprir o compromisso do presidente Lula, que é construir uma democracia de todo; dentro do meu setor, vou falar da necessidade do aumento do controle da aplicação do dinheiro público, no sentido que tenhamos a participação de todos. Temos que ter a população participando – destacou Pires.
Ao meio-dia deverá ser divulgada uma nota à imprensa e está prevista uma entrevista coletiva às 16h.
As informações são da Globo News e da Agência Brasil.