| 18/03/2010 00h01min
O Flamengo foi ao Chile tentando manter a invencibilidade e a liderança do Grupo 8 da Libertadores, mas, com uma atuação ruim e errando muitos passes, sofreu a primeira derrota na competição por 2 a 1 para a Universidad de Chile. E de quebra ainda viu o adversário assumir a ponto da chave, com sete pontos ganhos. O time carioca permaneceu com seis.
O primeiro tempo começou com o Flamengo muito recuado e sem conseguir trocar passes no meio de campo. A zaga rubro-negra abusava dos chutões fazendo com que o jogo ficasse parecendo um verdadeiro ataque contra defesa, já que o time da Universidad de Chile era visivelmente mais bem organizado em campo e explorava os erros do time da Gávea.
Com Kleberson e Rodrigo Alvim errando praticamente todos os passes, a bola quase não chegava no ataque. Para piorar, Andrade pediu para os atacantes recuarem para ajudarem tanto na marcação, quanto na armação, o que não ajudou a equipe carioca, pois quando um atacante voltava para o meio,
o outro ficava isolado
no meio da linha de quatro defensores do adversário.
Inoperante, o ataque rubro-negro só conseguiu assustar o goleiro Conde em duas oportunidades e ambas de cabeça. Na primeira, Adriano cabeceou bem e acertou o travessão. Na segunda, após escanteio cobrado pela esquerda, Vagner Love aproveitou o erro da zaga e quase marcou. Conde fez bela defesa.
Com o Flamengo pior, o gol do time adversário era só uma questão de tempo para acontecer. Aos 42 minutos, após uma grande pressão da "La U", Estrada cruzou e Vargas aproveitou a desatenção da zaga rubro-negra para abrir o placar.
A segunda etapa começou com o Flamengo mostrando que não estava morto na partida. Logo aos cinco minutos, Rodrigo Alvim aproveitou rebote do goleiro Conde e empatou o jogo, marcando o seu segundo gol na Libertadores. Porém, quatro minutos depois, Vargas acertou um belo chute do meio da rua e Bruno aceitou.
Para tentar melhorar um pouco, Andrade sacou Kleberson
e colocou em campo Fierro, mas o chileno pouco
acrescentou. O Rubro-Negro só conseguiu se acertar um pouco após a entrada de Petkovic, aos 21. Porém, não foi suficiente para o time da Gávea evitar sua primeira derrota na competição.
Ficha Técnica
Estádio: Monumental, Santiago (CHI)
Data: 17/3/2010
Árbitro: Jorge Larrionda (URU)
Auxiliares: Pablo Fandiño (URU) e Mauricio Espinosa (URU)
Cartões amarelos: Vargas (UCH) Álvaro e Fierro (FLA)
UNIVERSIDAD DE CHILE: Conde, Contreras, Victorino, Olarra e Rodriguéz; Estrada (Pinto), Seymour, Vargas (Fernandez) e Montillo; Puch e Oliveira. Técnico: Gerardo Pelusso.
FLAMENGO: Bruno, Léo Moura (Everton Silva), Álvaro, Fabrício e Juan;
Willians, Rodrigo Alvim, Kleberson (Fierro) e Vinícius Pacheco (Petkovic); Vagner Love e Adriano. Técnico: Andrade.