| 07/03/2010 20h32min
A busca pelo recorde de 12 vitórias consecutivas do Santos vai ficar para outra hora. O Alvinegro bem que tentou, mas acabou empatando com a Portuguesa em 1 a 1, na noite deste domingo, no Canindé, pelo Campeonato Paulista. O Peixe vinha buscando igualar a marca de 12 triunfos seguidos registrado em 1927 e 1968. Se vencesse a Lusa, a equipe da Baixada Santista somaria 10 vitórias em série no Estadual.
Como na quarta-feira contra o Paulista de Jundiaí, o Santos começou sendo pressionado e logo no início já levou um susto. Aos 10 minutos, Paulo Sérgio deu passe para Héverton, que desviou para o gol, mas a bola acabou indo para fora.
Porém, a pressão da Portuguesa continuou e o gol saiu. Aos 14, Héverton recebeu de Marco Antônio, ganhou na velocidade de Edu Dracena e chutou no canto, sem chances de defesa para Felipe.
Depois de levar o gol, o Santos resolveu acordar, porém parou em Fábio. Aos 18, depois de boa tabela santista, a bola sobrou para Robinho, que chutou forte, mas Fábio defendeu à queima-roupa.
Na segunda etapa, a partida recomeçou rápida, com o Santos parecendo um rolo compressor e a Portuguesa explorando os contra-ataques. Logo nos primeiros 15 minutos as duas equipes já haviam levado perigo ao gol adversário.
Pelo lado da Lusa, quem perdeu a chance, sem goleiro, foi Héverton, que tentou dominar a bola, depois de cruzamento de Fabrício, e acabou se atrapalhando. Aos 14, foi a vez do Santos. Neymar arriscou bom chute de fora da área, só que Fábio fez uma defesa espetacular, salvando a Portuguesa.
O Peixe conseguiu a igualdade no final. Aos 44, depois de confusão na área, a bola sobrou para Zé Eduardo, que balançou as redes do rival.
Na próxima rodada, o Santos jogará o clássico contra o Palmeiras, na Vila Belmiro, enquanto a Portuguesa enfrentará o São Caetano, no Canindé.
O Alvinegro atuou com: Felipe; Pará (Madson), Durval, Edu Dracena e Roberto Brum (Marquinhos); Wesley, Arouca, Paulo Henrique; Robinho, André (Zé Eduardo) e Neymar.
Já a Lusa esteve em campo com: Fábio; Thiago Gomes, Domingos, Preto Costa; Fabrício, Gláuber, Paulo Sérgio, Marco Antônio (Henrique), Athirson e Héverton (Jean Natal); Luiz Ricardo (Rafael Silva).
LANCEPRESS