| 02/03/2010 09h49min
Em visita a Porto Alegre na manhã desta terça-feira para conhecer o projeto para as obras do Hospital da Restinga, o ministro da Saúde José Gomes Temporão falou sobre o surto de dengue no Estado. Em entrevista ao Gaúcha Atualidade, na Rádio Gaúcha, Temporão disse que o surto não é surpresa para o governo e que só ficará tranquilo quando a população estiver imune à doença.
Confira a entrevista na íntegra:
Temporão afirmou que a vacina contra a dengue ainda deve levar 5 anos para ficar pronta. As doses estão sendo desenvolvidas pela Fiocruz em parceria de um laboratório britânico.
— Sabemos que esta é uma doença difícil de combater. Temos que lançar mão do que nós temos de conhecimento hoje, que é o combate, mobilização, educação e formação — conclui o ministro.
A maioria das cidades afetadas já apareciam no levantamento do Índice de Infestação Predial de novembro do ano passado segundo Temporão. Ele lembrou que as altas temperaturas e o grande volume de chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul contribuíram com surto:
— Com as altas temperaturas o ciclo do mosquito é reduzido pela metade. O que levaria 15, leva sete dias. Isso acelera a velocidade reprodução do vetor.
O ministro da Saúde visita ainda hoje o local da construção do Hospital da Restinga.
GRÁFICO: entenda a doença
MAPA: o avanço da doença no Estado
— em amarelo, os municípios que
apresentam focos do Aedes aegypti e as prefeituras que decretaram alerta epidemiológico.
—
em vermelho, os casos confirmados da doença.
Visualizar O Mapa da Dengue no RS em um mapa maior