| 19/02/2010 08h06min
A expressão pode até incomodar o Inter-SM, mas, a essa altura do campeonato, não há como negar: o time de Santa Maria, que enfrenta o Grêmio neste sábado, às 19h30min, no Estádio Olímpico, pelas semifinais do primeiro turno é, sim, a zebra do Gauchão 2010. Não pela tradição do clube, um dos mais respeitados do Interior, mas, sim, pela incrível recuperação do time durante a competição.
Após rondar a zona de rebaixamento por várias rodadas, o Inter-SM fez uma faxina geral, trocou de comissão técnica e reformulou o elenco, e o resultado apareceu dentro de campo. Foram três vitórias nos últimos três jogos. E sobre adversários de respeito, como Veranópolis, Pelotas e São José-PA. O último, aliás, era dono da segunda melhor campanha da Taça Fernando Carvalho e levou 2 a 0 do Inter-SM, o intruso nas semifinais.
– Eu não gosto de falar em rebaixamento, mas é claro que, se nós tivéssemos continuado como estávamos no início do campeonato, a situação estaria muito crítica hoje. Fizemos as mudanças necessárias na hora certa. O Bagé chegou, viu onde precisavam ser feitas as mexidas, e foi aí que as coisas começaram a se ajeitar – avalia o presidente do Inter-SM, Marineu Ziani, deixando claro a sua admiração pelo treinador colorado.
Para Marineu, é fácil de identificar o ponto de largada do novo Inter-SM: a vitória por 3 a 2 sobre o Veranópolis. Foi naquele jogo que o técnico Bagé, mesmo sem ter todos os reforços à disposição, conseguiu moldar o time ao seu perfil para conquistar uma vitória de virada, depois de sair perdendo por 2 a 0. O resultado que pegou de surpresa alguns dirigentes e torcedores do Inter-SM é explicado com naturalidade por Bagé.
– Não teve mágica nem milagre. Foi trabalho mesmo. Nós trabalhamos muito, conversamos com os jogadores e mostramos para esse grupo a qualidade que ele tem, mas que não estava aparecendo até em função da falta de confiança e dos maus resultados – explica o treinador.
Bagé, que na quarta-feira à noite esteve no Olímpico para ver Grêmio 4 x 2 Veranópolis e, nesta sexta, assistiu ao vivo a Novo Hamburgo x São Luiz, faz questão de destacar que a ponta de baixo da tabela ainda é uma preocupação do Inter-SM, que fechou o primeiro turno em 10º lugar na classificação geral, com oito pontos.
– A fase é boa, o time está embalado, mas ainda tem muita coisa pela frente. Acredito que, com 16 ou 17 pontos, aí, sim, poderemos respirar mais aliviados – projeta Bagé.
Preparação
Com a confirmação do jogo contra o Grêmio para amanhã, o Inter-SM ficou em Porto Alegre concentrado para a semifinal. Ontem à tarde, o elenco trabalhou no Pedras Brancas Futebol Clube (antigo RS), em Alvorada. O treino contou com o volante Willian Feijó, que cumpriu suspensão contra o São José-PA e viajou para Porto Alegre ontem.
Outro que se juntou ao grupo foi o zagueiro Xande. Se ele tiver condições legais, deve ser o substituto de Edu Valinhos, que recebeu o terceiro cartão amarelo e não enfrenta o Grêmio.
DSM
Inter-SM trocou de comissão técnica e reformulou o elenco durante o primeiro turno
Foto:
Charles Guerra