| 07/02/2010 14h16min
O Universo continua em grande fase. Neste domingo, em partida válida pela segunda rodada do returno do Novo Basquete Brasil, o time da capital federal derrotou o Paulistano, por 109 a 80, e garantiu a 14ª vitória no NBB, campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB). Flamengo e Minas também venceram hoje.
O Universo aproveitou os diversos desfalques do time paulista. Dedé, Fernando Penna e Edu, lesionados, e os pivôs Baby e André Bambu, afastados por indisciplina, fizeram falta para o técnico João Marcelo. A equipe de Brasília abriu 12 pontos logo no primeiro quarto e venceu com facilidade todos os outros períodos. O ala Arthur foi o nome da partida, com 32 pontos. Pelo lado do adversário, o pivô Felipe teve um bom desempenho, com um duplo-duplo de 27 pontos e 12 rebotes.
– Foi uma manhã maravilhosa. O time jogou muito bem e tive uma atuação muito boa. O importante é que chegamos a vitória e mantivemos a liderança no NBB – afirmou Arthur.
Ainda nesta rodada, o Minas superou o Pinheiros, em casa, por 92 a 87, e alcançou a 11ª vitória no NBB. O mandante parecia ter conquistado o resultado positivo no terceiro período (75 a 55), mas Shamell e Olivinha comandaram uma reação do time paulista no último quarto, que assustou o torcedor mineiro, mas não foi suficiente para virar o jogo. O pivô do Minas, Murilo, conseguiu um duplo-duplo de 24 pontos e 12 rebotes, mas o cestinha foi o ala do Pinheiros, Shamell, com 26.
Jogando fora de casa, o Flamengo superou o Vitória por 90 a 65 e passou para a segunda colocação na classificação do NBB. Os cariocas possuem o mesmo número de vitórias do Minas, mas ficam à frente no critério de desempate devido ao confronto direto. O rubro-negro superou o time mineiro no primeiro turno da competição.
O Flamengo não deu chances ao adversário. Logo no segundo quarto, os cariocas já abriram 15 pontos no placar e essa vantagem foi crescendo no decorrer da partida. Mais uma vez, o cestinha do NBB, o ala Marcelinho foi o principal pontuador do jogo, marcando 23 pontos.
Os armadores Fred e Hélio também foram destaques, com 20 e 25 pontos, respecivamente. Com essa derrota, o Saldanha se manteve na última colocação do campeonato, com apenas duas vitórias em 15 jogos.
O outro time do Espírito Santo, o Vila Velha, teve uma manhã mais feliz que o rival ao vencer o campeão paulista, São José, por 73 a 61. Esse resultado leva a equipe capixaba à sétima vitória em 15 jogos no NBB. O pivô Ansaloni substituiu bem Manuil, desqualificado na última partida após uma cotovelada no ala do Flamengo Duda. O jogador foi o cestinha do jogo com 22 pontos. Pelo lado do São José, o pivô Paulão marcou um duplo-duplo de 16 pontos e 14 rebotes, mas o destaque vai para o armador Fúlvio, que quase fez o primeiro triplo-duplo da história da competição. O atleta marcou 17 pontos, pegou nove rebotes e deu nove assistências.
Fechando a rodada, às 17h, o Bauru recebe o Franca, com transmissão ao vivo do SporTV.
Confira os
resultados da segunda rodada do returno:
07/02
Universo 109 x 80 Paulistano
Minas 92 x 87 Pinheiros
Vitória 65 x 90 Flamengo
Vila Velha 73 x 61 São José
Assis Basket 72 x 68 Palmeiras