| 04/02/2010 17h54min
A quinta-feira amanheceu cinzenta, mas as ondas subiram e a Cacimba do Padre apresentou seus tubos para a disputa do WQS de Fernando de Noronha (PE). O cearense Pablo Paulino surfou um tubo incrível e três dos cinco juízes deram nota máxima, mas os outros dois não e a média ficou em 9,93. Ele é o novo recordista do campeonato, pois já tinha recebido uma nota 7,0 em outro tubo para somar 16,93 pontos no placar.
Antes de Pablo Paulino estabelecer novos recordes para o WQS, o carioca Raoni Monteiro já havia chegado bem perto das marcas do paulista Saulo Junior – nota 8,83 e 16,83 pontos – registradas no primeiro dia do campeonato. Raoni foi finalista em Fernando de Noronha nos dois últimos anos. Venceu em 2008 e foi vice na final de 2009 contra Bruno Santos.
As novidades no grupo de elite do ASP World Tour 2010 também estrearam na quinta. O norte-americano Brett Simpson e o potiguar Jadson André venceram os dois primeiros confrontos do dia e o australiano
Matt Wilkinson também passou
para a fase dos 48 melhores da competição.
Outro destaque do dia a virada do pernambucano Bernardo Pigmeu nos últimos segundos da sua bateria, quando achou um tubo salvador para despachar a sensação do surfe mundial, o paulista Gabriel Medina. Ele liderava o confronto e acabou sendo superado também por outro tubo surfado pelo ubatubense Hizunomê Bettero, com o potiguar Danilo Costa ficando em último lugar.
O Brasil continua com maioria na segunda fase do campeonato, última com quatro competidores no mar. São 28 contra sete norte-americanos, três australianos, três havaianos, dois franceses, dois espanhóis, um sul-africano, um porto-riquenho e um taitiano. O campeão recebe US$ 20 mil e 6.500 pontos para liderar o ASP One Ranking 2010.