| 03/02/2010 12h42min
A Virgin Racing revelou na manhã desta quarta-feira, na Inglaterra, o VR-01, carro com o qual a equipe fará sua estreia na Fórmula-1 nesta temporada. O time marcará também a arrancada do piloto brasileiro Lucas Di Grassi na categoria top do automobilismo mundial. Criação do diretor técnico Nick Wirth, o carro foi desenvolvido completamente por meio de tecnologia virtual, a CFD (sigla em inglês para Dinâmica de Fluido Computacional, um programa que simula as condições que normalmente são testadas em túnel de vento), inaugurando uma nova tendência na Fórmula-1.
– O design é bem parecido com o das equipes que já estão treinando. Há algumas áreas nas quais deveremos evoluir, mas o projeto todo foi muito bem conduzido. O carro foi feito no CFD, e tem um layout bem agressivo. Em termos visuais, ficou muito bonito – elogiou Lucas.
– Sem dúvida, o conceito geral do carro é positivo. Para uma equipe que construiu um carro destes partindo do zero, é de certa forma incrível chegarmos com o projeto neste estágio – disse.
O companheiro de Di Grassi na equipe é o alemão Timo Glock. O também brasileiro Luiz Razia é o reserva.
Nick Wirth, projetista do carro, comentou o uso do CFD:
– Quando você vê o que as equipes mais estabelecidas conseguiram usando o túnel de vento, não é de surpreender que haja algum ceticismo em relação ao nosso trabalho exclusivo com o CFD. Mas estamos competindo em um esporte que está passando por significativas mudanças para encarar a atual realidade econômica. A necessidade é a mãe da invenção e tenho absoluta crença no que o processo de design digital possa demonstrar que este é o futuro da Fórmula-1 – declarou Nick Wirth.
Custos mais baixos e a inauguração do que deverá ser uma nova era na categoria. A do uso da tecnologia para diminuir custos operacionais. Para Di Grassi, há outras vantagens.
– É possível desenvolver o carro com mais rapidez e com menos gastos envolvidos. Podemos, por exemplo, testar um novo tipo de asa sem ter que construí-la, colocar no carro ou em um modelo em escala, e experimentá-la na pista ou no túnel de vento. Os dados do computador já mostram qual será a vantagem adquirida com a evolução, e inclusive, a testávamos no próprio simulador da equipe, que é um dos melhores da F1 – destacou Di Grassi.
A temporada 2010 da Fórmula-1 começa no dia 14 de março, no Bahrein.