| 11/05/2003 18h09min
Cheio de desfalques, o Juventude perdeu por 2 a 0 para o Atlético-PR neste domingo, na Arena da Baixada, e manteve a má campanha no Brasileirão. A quarta derrota no campeonato, somada à goleada de 7 a 0 para o Goiás e ao empate contra o Guarani-SP agravaram ainda mais a situação do técnico Cristóvão Borges, que pode deixar o clube. O Ju continua com nove pontos na tabela, e a situação somente não é pior porque o clube ganhou três no tapetão devido à escalação de jogador irregular no jogo com a Ponte Preta. Sem estes pontos, a equipe estaria na zona de rebaixamento. São já quatro derrotas em oito rodadas.
Os dois gols do Atlético-PR foram marcados por Ilan, ainda no primeiro tempo. O atacante mandou para as redes aos 13 minutos e aos 25. O primeiro gol surgiu em bobeada da marcação, que permitiu a escapada de Ivan pelo lado esquerdo. Ele cruzou para Ilan cabecear, livre. O Atlético-PR ampliou após um tiro de meta do goleiro Diego. Dagoberto desviou de cabeça para Ilan, que driblou Maurício Fernandes e marcou.
A equipe gaúcha reagiu na etapa complementar, mas não soube converter o empenho em gols. Depois de João Paulo cabecear na trave, o zagueiro Maurício Fernandes agrediu o atacante Ricardinho e foi expulso. Com um a menos, ficou difícil reagir. Para piorar, Cristóvão perdeu três jogadores para a partida contra o Santos. Além de Maurício Fernandes, o técnico não terá Filipe Alvim e Rodrigo Pontes, por acúmulo de três cartões amarelos.
A campanha deste ano só é melhor do que a dos Brasileiros de 1995 e 1999. Nos dois campeonatos, o Juventude não venceu nos oito primeiros jogos. O próximo jogo do Ju no Brasileiro é contra o Santos, atual campeão da competição. As equipes se enfrentam a partir das 16h de sábado, no Alfredo Jaconi.