| hmin
O governo decidiu nesta quinta, dia 8, dar ao PMDB a liderança no Congresso. O cargo, atualmente ocupado pelo senador Aloizio Mercadante (PT-SP), deverá passar na próxima terça para o peemedebista Amir Lando (RO).
A principal motivação do anúncio seria o temor do governo que o PMDB integrasse a ala oposicionista, composta atualmente pelo PFL e PSDB. Lando já disse que, se for confirmado, aceita o convite que e isso representaria o começo da integração do PMDB na base do governo.
O acordo foi fechado nesta quinta com o aval do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do presidente do PMDB, Michel Temer. Aloizio Mercadante também comemorou o entendimento e negou que sua substituição tenha sido uma retaliação do governo às suas recentes críticas à política econômica.
Os peemedebistas deverão ter outras de suas reivindicações atendidas. Ainda não está definido se o partido ocupará algum cargo de primeiro escalão. O senador Renan Calheiros (AL) adiantou, entretanto, que liderança poderá abrir caminho para um possível reforma ministerial.