| 18/01/2010 15h19min
O Avaí estreou no Campeonato Catarinense com o pé direito ao vencer o Brusque por 3 a 0, na noite de domingo, na Ressacada. Como já estava previsto, o Leão da Ilha entrou em campo com seu time B comandado pelo auxiliar Edson Neguinho. O treinador Péricles Chamusca estava com o grupo principal em Gramado (RS) onde o clube fez a sua pré-temporada. A previsão é que os demais jogadores cheguem a Florianópolis na tarde desta segunda-feira.
>>> Assista aos gols de Avaí 3 x 0 Brusque
Para o próximo confronto diante do Juventus, na quarta-feira, dia 20, às 22h, em Jaraguá do Sul, o time será o mesmo e Neguinho seguirá no comando. Neguinho falou, em entrevista coletiva após a partida de estreia, que o time jogou bem e que esta foi uma excelente oportunidade dos jogadores mostrarem o seu trabalho:
— Quando o Péricles Chamusca chegou aqui, na primeira reunião
que nós tivemos, ele já passou que quem assumiria o time nos primeiros jogos
seria eu, que já conhecia esse grupo. Ele deu esta oportunidade para este pessoal mostrar o seu trabalho. São jogadores que a gente já conhece do ano passado, jogadores que disputaram a Copa Santa Catarina. Sabíamos da dificuldade que íamos encontrar neste primeiro jogo, por se tratar da equipe do Brusque, uma equipe já formada faz tempo, com jogadores experientes. Acho que este grupo está de parabéns pelo trabalho e pelo empenho que teve durante os 90 minutos — falou.
— O time me agradou muito. Acho que deu resultado, o meio-campo estava preenchido, e tivemos uma zaga segura, com os dois laterais fechando, um em cada lado, quando a bola era contrária. Tínhamos treinado isso, e acho que eles desenvolveram muito bem. Não dá para destacar um jogador individual, porque foi no coletivo. No começo erramos alguns passes, o que era normal para um time que fez só um coletivo — completou Neguinho.
Time B no elenco
principal
Após este bom desempenho, Edson Neguinho acredita
que parte destes jogadores irá permanecer no grupo principal para a disputa das quatro competições que o Leão terá durante todo o ano:
— Acho que a maioria desses jogadores tem condições de permanecer no grupo, e neste ano temos quatro competições: Catarinense, Copa do Brasil, Sul-americana e Brasileiro. São jogadores que já vinham mostrando que têm condições de vestir a camisa do Avaí. Estamos fazendo um trabalho com os pés no chão, com planejamento, para que a hora em que o Péricles precisar deles na equipe principal, tenho certeza que ele poderá contar — avaliou.
Expulsão de jogador do Brusque ajudou
Sobre a expulsão do jogador Têti, do Brusque, ainda no primeiro tempo, o técnico acredita que foi determinante para a deslanchada do Avaí na partida:
— Com certeza. Você começar um trabalho em um campo molhado, você com um jogador a mais, você vai colocar esta bola no chão, vai ter espaço para fazer isso.
Então, acho que foi determinante sim porque, como eu
frisei, era um time que já estava jogando junto, uma equipe que tem entrosamento. Eu estava vendo que a equipe deles estava trocando mais a bola que a nossa, nossos jogadores estavam cientes das dificuldades que iriam encontrar e, com a expulsão, melhorou bastante e nossa equipe conseguiu chegar ao placar de 3 a 0.
Seguindo o planejamento
Neguinho ainda explicou que segue no comando do time azurra na próxima partida, mas que Chamusca, deve acompanhar o time na viagem à Jaraguá do Sul:
— O planejamento que nós fizemos é para eu ficar nessas primeiras duas partidas. Provavelmente o Chamusca vai viajar junto com a delegação para acompanhar o jogo de perto. No nosso planejamento é para estes jogadores (que jogaram contra o Bruscão) atuarem em dois jogos, e é isso que deve acontecer, a não ser que aconteça alguma coisa. Não tem porque mexer no time, a não ser que tenha alguma contusão mesmo. Ou, se o Péricles quiser mudar
alguma coisa — encerrou.
Neguinho seguirá no comando do time B do Avaí na partida contra o Juventus
Foto:
Divulgação, Site oficial Avaí