| 18/01/2010 11h44min
O Brasil-Pe foi a Arroio Grande e goleou o selecionado local por 6 a 0 na tarde deste domingo, em jogo-treino realizado no Estádio Silvio Carlos Ferreira. Os gols da equipe do técnico André Luis foram marcados por Douglas Pit Bull (2), Jair, Paulo Renato, Marco Antônio e Alex Martins. Antes da partida, as vítimas do acidente com o ônibus xavante, há um ano atrás, foram homenageadas com um minuto de silêncio.
O Brasil iniciou a partida já impondo o ritmo ao adversário, e não demorou muito para que a pressão surtisse efeito. Com apenas quatro minutos de bola rolando, Jair recebeu cruzamento de Kleyr e fez 1 a 0. Aos 21min da primeira etapa, Paulo Renato recebeu passe de Wagner, em cobrança de lateral, dividiu com o goleiro e mandou a bola para rede, ampliando o marcador. O Rubro-Negro esteve perto de aumentar a diferença ainda antes do intervalo. Cassimba, por duas vezes, quase marcou. Na única jogada em que a bola balançou a rede, o volante teve seu gol anulado.
Para a segunda etapa o técnico André Luis realizou oito alteração. Marco Antônio, que substituiu o Kleyr, entrou com muita disposição e, em menos de três minutos, deixou o dele. Depois de roubar a bola na saída de jogo do selecionado local, o meia-atacante tocou por cobertura e o zagueiro adversário desviou contra o patrimônio: 3 a 0.
No lance seguinte, Gabriel, que entrou no lugar de Paulo Renato, tabelou com Juninho, que foi para o jogo na vaga de Márcio Egídio, e também deu trabalho à defesa arroio-grandense. Chutando forte, de dentro da área, o meia-atacante ex-Atlético de Carazinho obrigou o goleiro Vinícius a fazer uma grande defesa.
Na marca de 14min, Juninho voltou a servir. Em cobrança de falta pelo lado direito, ele levantou a bola na área e Alex Martins apareceu para conferir com um testaço certeiro, anotando o quarto gol do Brasil na partida. Na sequência, o meia-atacante chutou colocado da entrada da área e por pouco não marcou. O goleiro Vinícius teve de se esticar todo para tocar com a ponta dos dedos na bola, que ainda bateu no travessão antes de sair.
Outro a entrar bem na segunda etapa foi o atacante Douglas Pit Bull, que substituiu Jair. Aos 18min, ele recebeu um passe de Marcos – que estava improvisado na lateral-direita, substituindo Cheffeson –, girou e chutou forte para marcar um lindo gol. Dez minutos depois, Juninho, o garçom da tarde, cobrou escanteio com perfeição e o Pit Bull rubro-negro fez de cabeça o segundo gol dele no jogo, e sexto do Xavante.
– Dentro daquilo que nós trabalhos nesse período curto de preparação, as coisas aconteceram da melhor forma possível. Todos os atletas tiveram uma boa participação, a equipe foi bem, tanto no primeiro, quanto no segundo tempo e nós ficamos muito satisfeitos – disse o treinador André Luis ao final da partida.
Os únicos jogadores que não puderam participar do amistoso foram o zagueiro Danilo, que está em Pelotas, na fase final do tratamento de uma lesão na panturrilha, e o meia-atacante Gustavo, que sofreu uma torção no joelho durante a semana e precisou ser poupado. Já o lateral-direito e Muriel e o atacante Robson ainda buscam um aprimoramento da condição física, e com cansaço muscular também ficaram de fora.
O segundo amistoso do Brasil em Arroio Grande, cidade onde o time Xavante realiza a pré-temporada, ainda não está confirmado. Mas deve acontecer às 17h do próximo domingo, contra o Cerâmica de Gravataí. No mesmo domingo a delegação retorna a Pelotas e volta todas as atenções para a estreia no Campeonato Gaúcho da Segunda Divisão, marcada para o dia 31 deste mês, diante do Rio Grande, no estádio Arthur Lawson.