| 16/01/2010 04h50min
Peleia braba, o Gauchão que começa hoje vai além de uma disputa comum. Se o título invariavelmente termina nos braços da dupla Gre-Nal, outras atrações movimentam o campeonato. São peculiaridades com tons de atrativos, como você vê nesta página:
O Morumbi é aqui
Sem vencer o Gauchão desde 2007, o Grêmio aposta no DNA ganhador do São Paulo para recuperar a hegemonia. Além de já contar com Souza, Joílson e Lúcio, todos ex-são-paulinos, o clube ainda buscou mais três reforços com passagens vitoriosas pelo Morumbi: Leandro, Borges e Hugo. Na casamata, outra cria do São Paulo: o técnico Silas.
Novos horários
Vai longe o tempo em que jogo de futebol era às 20h30min de quarta-feira ou às 16h de domingo. No Gauchão, haverá jogos acontecendo nos mais diversos horários. Trata-se de um pedido da TV, que em combinação com os clubes, utilizará o campeonato como experiência para avaliar a
audiência. Haverá jogos às 11h, às 17h e às 19h30min de domingo; às
18h30min e às 20h30min de segunda-feira; às 17h, às 20h e às 22h de quarta-feira; às 19h e às 19h30min de quinta-feira e às 17h, às 18h30min e às 20h30min de sábado.
Donos do mundo
Dez campeões mundiais estarão distribuídos por três equipes no Gauchão. No Inter, Fabiano Eller, Índio e o agora preparador de goleiros Clemer estavam na final contra o Barcelona. No Grêmio, os preparadores físicos Paulo e Anderson Paixão também venceram o Mundial com o Inter em 2006, além de Souza e Fábio Santos, campeões com o São Paulo de 2005. No Novo Hamburgo, o meia-atacante Michel foi outro que conquistou o Mundial com o Inter. No Santa Cruz, está o técnico Tonho Gil, meia do Grêmio campeão mundial de 1983, bem como o ex-lateral Casemiro, atual treinador do Ypiranga.
O novo clássico de Porto Alegre
Vinte e cinco quilômetros separam o Passo d’Areia, a tradicional casa do São José, do bairro
Lami, quase na fronteira com Viamão, QG do Porto Alegre. No dia 10 de
fevereiro, os dois clubes se encontrarão, talvez para dar início a uma nova realidade local. São José e Porto Alegre brigarão para ser o segundo time de todo o porto-alegrense. O primeiro é tradicional, enquanto o segundo estreia na Série A.
Comandado feminino
Campeão do Interior em 2009, o Ypiranga buscará em 2010 a consolidação do projeto de recuperação do clube. Sob a direção da professora Terezinha Schillo Martarello, o Ypiranga segue como um dos mais fortes times do interior gaúcho. Além disso, no dia 31, seu estádio, o Colosso da Lagoa, receberá o primeiro Gre-Nal do ano.
Os 54 do Beira-Rio
Dividido entre Gauchão e Libertadores, o Inter poderá mostrar até 54 jogadores no Estadual, entre o grupo de Jorge Fossati e o time B de Enderson Moreira. A gurizada disputará as três primeiras partidas, contra Ypiranga, Porto Alegre e Inter-SM, deixando com a equipe principal os
clássicos e aqueles jogos que não coincidirem com viagens e jogos pela
Libertadores.
Musa do Gauchão
Futebol também é beleza feminina. No Gauchão, as beldades costumam desfilar pelos estádios antes da escolha da soberana em concurso da Federação Gaúcha de Futebol.
Caravana do Gauchão 2010
A Caravana do Gauchão 2010 estreia hoje, na Praia do Laranjal, em Pelotas – a cidade receberá o confronto Pelotas x Grêmio, amanhã. A promoção da Rádio Gaúcha começa às 19h, com atrações musicais sob comando do repórter Luciano Périco, conhecido como Lucianinho.
Vem aí um novo 8 a 1?
As duas últimas edições do Gauchão foram decididas com o mesmo (e impensável) escore: 8 a 1. Em 2008, nos últimos dias de Abel Braga e Fernandão no Inter, os colorados massacraram o Juventude no Beira-Rio. No ano passado, a vítima dos 8 a 1 do Inter foi o Caxias. Em 2010, o escore cairá pela terceira vez no
mesmo placar?
Campeão pega o PSV
O campeão gaúcho de 2010 receberá as faixas em
um amistoso com os holandeses do PSV, que estarão excursionando pelo Brasil no período. O time de Eindhoven será reforçado por Romário. O tetracampeão jogou no clube holandês e, a pedido do PSV, deverá atuar por pelo menos 15 minutos. Será como despedida.