| 09/01/2010 17h08min
Vários pilotos aparecem como candidatos a campeão da Fórmula-1 em 2010. Mas além da disputa pelo título, existem alguns duelos que podem ser interessantes nesta temporada. Nos últimos anos, algumas rivalidades surgiram, como entre Fernando Alonso e Lewis Hamilton, quando estavam juntos na McLaren. Ainda vai marcar o reencontro de Michael Schumacher com Rubens Barrichello, que teve que se conformar com a condição de segundo piloto do alemão na Ferrari por cinco anos.
Confira todas as rivalidades e disputas que estarão em jogo em um temporada que promete ser a mais emocionante dos últimos anos:
Fernando Alonso x Lewis Hamilton
Talvez seja atualmente a maior rivalidade na Fórmula-1. Os dois foram companheiros de equipe na McLaren em 2007. Naquele ano, Fernando Alonso chegava como bicampeão e Lewis Hamilton era a grande promessa que o time tratava como uma joia.
Com as boas corridas do inglês logo no início do campeonato, o espanhol sentiu sua condição de estrela da equipe ser ameaçada. No fim do ano, Lewis Hamilton terminou em segundo lugar, uma posição acima de Alonso.
Hamilton reacendeu na última semana a rivalidade, ao afirmar que "explodiu" o espanhol na temporada de 2007.
Fernando Alonso x Michael Schumacher
Michael Schumacher retorna à Fórmula-1 e vai reencontrar Fernando Alonso. Em 2005 e 2006, o espanhol desbancou o heptacampeão, que vinha de cinco títulos seguidos pela Ferrari. Aos 41 anos de idade, o alemão tem a chance de se vingar do espanhol.
Em 2010, Alonso vai guiar pela antiga equipe de Schumacher, que estará na Mercedes.
Michael Schumacher x Rubens Barrichello
Os dois foram companheiros nos cinco títulos do alemão pela Ferrari. A parceria foi marcada pelas condições deles, em que a equipe claramente dava preferência ao alemão.
A situação ficou ainda mais evidente no GP da Áustria em 2002. Rubinho liderava a corrida, quando recebeu uma ordem para deixar Schumacher passar, o que foi feito na última reta a poucos metros da bandeirada final.
Principalmente quando saiu da Ferrari, Barrichello alimentou sua decepção pelas condições de segundo piloto que tinha.
Além disso, são os dois pilotos mais velhos do grid, na disputa de quem será o melhor em tais condições.
Sebastian Vettel x Lewis Hamilton
Não é uma rivalidade como as outras, com declarações e atitudes polêmicas, mas uma marca interessante está em jogo. Caso Sebastian Vettel seja campeão este ano, ele irá quebrar a marca de Lewis Hamilton como campeão mais jovem da história da Fórmula-1.
O inglês foi campeão em 2008 com 23 anos completados em janeiro daquele ano. Vettel faz aniversário da mesma idade apenas em julho deste ano.
Nico Rosberg x Michael Schumacher
A disputa interna na Mercedes para ter a preferência como primeiro piloto foi apimentada por Nico Rosberg. Primeiro ele deu declarações reprovando as atitudes de Michael Schumacher de tirar Damon Hill e Jacques Villeneuve da pista para tentar vencer campeonatos.
E depois ele declarou que, quando era adolescente, torcia para Mika Hakkinen vencer as corridas quando disputou títulos com Schumacher em 1998 e 1999. Na ocasião, o finlandês foi bicampeão.
Lewis Hamilton x Jenson Button
A McLaren tem em seus cockpits os dois últimos campeões mundiais de Fórmula-1, o que vai criar uma disputa intensa dentro da equipe. Para Lewis Hamilton, pesa o fato de estar há mais tempo na equipe, conhecer todas as pessoas que trabalham lá, e ser já indentificado com o time.
Jenson Button é o atual campeão mundial e tem a motivação de conquistar o bi em equipes diferentes. O piloto garantiu que se permanecesse na Brawn (atual Mercedes), não teria o mesmo incentivo.
Felipe Massa x Fernando
Alonso
Assim como Hamilton e Button, Schumacher e Rosberg, a rivalidade entre Felipe Massa e Fernando Alonso será interna.
O brasileiro já está na Ferrari desde 2006 e é muito querido por todos dentro da equipe. Quase venceu a temporada de 2008, ficando apenas um ponto atrás de Lewis Hamilton.
O espanhol chegou na equipe, assim como na McLaren, com status de estrela, com salário maior do que o de Felipe Massa, e dizendo que é para ser campeão.
Felipe Massa x Rubens Barrichello
Também não é uma rivalidade com polêmicas, afinal os dois são amigos. Os dois pilotos têm 11 vitórias em suas carreiras, e como brasileiros, brigam para ser pilotos com mais triunfos. Ambos estão próximos do bicampeão Emerson Fittipaldi, que ganhou 14 vezes.
Ayrton Senna é o brasileiro com mais vitórias, com 41. Nelson Piquet tem 23.
Lotus x Virgin
Os donos das equipes garantem a rivalidade mais divertida do ano. Richard Bronson, proprietário da Virgin, e Tony Fernandes, da Lotus, fizeram uma aposta.
Ambos são donos de companhia aéreas. A aposta: quem perder, deverá ser a "aeromoça" da empresa rival. Os dois estipularam que a grande meta para o ano é ser melhor do que a outra.
LANCEPRESS