| 05/01/2010 17h20min
Os melhores surfistas do mundo na categoria juniores começam a chegar em Sydney para disputar o Billabong ASP World Junior Championship 2009 que será realizado nos próximos dias 09 a 17 no famoso beachbreak de North Narrabeen. O Brasil será representado por nove surfistas este ano na Austrália.
Os participantes foram selecionados pelos sete escritórios regionais da ASP – África, América do Norte, América do Sul, Australasia, Europa, Havaí e Japão. Alguns foram convidados pela ASP Internacional, como o paulista Gabriel Medina, que no ano passado se tornou o mais jovem a ganhar uma etapa do Mundial WQS, comemorando a vitória no Maresia Surf International 2009 na Praia Mole de Florianópolis com 15 anos de idade.
Como no ASP World Tour, 48 surfistas decidem o título na categoria masculina e 18 competem na feminina, com as catarinenses Gabriela Leite e Susã Leal defendendo a América do Sul na Austrália. Por falta de patrocínio para a viagem, a paraibana Diana
Cristina, bicampeã sul-americana
Pro Junior, acabou substituída por Susã Leal. O potiguar Jadson André, vice-campeão na final do último Mundial Pro Junior contra o havaiano Kai Barger e uma das novidades do ASP Dream Tour 2010, quer o título que lhe escapou no ano passado.
O catarinense Alejo Muniz, campeão sul-americano e brasileiro na categoria Pro Junior em 2009, para surfistas com até 20 anos de idade é mais um favorito ao título. Além dele, Jadson e Gabriel Medina, competirão na Austrália os paulistas Wiggolly Dantas e Miguel Pupo e os baianos Franklin Serpa e Marco Fernandez.
O Billabong ASP World Junior Championships é realizado no mesmo formato de competição do ASP World Tour e os finalistas da categoria masculina garantem participação nas principais etapas do ASP World Qualifying Series (WQS), que servem de trampolim para o seleto grupo do ASP Dream Tour.