| 20/12/2009 20h50min
Em Gre-Nal decidido nos pênaltis, o Grêmio se classificou para a final do Campeonato Brasileiro Sub-20. Após empate sem gols no tempo normal, os gremistas venceram por 5 a 4 e ficaram com a vaga. O grande nome da decisão foi o goleiro Busatto, que defendeu três pênaltis, um no tempo normal e dois na decisão por penalidades.
Na próxima terça-feira, às 16h, o Grêmio decide a competição, também no Passo D'Areia. O adversário será o Atlético-MG, que na partida anterior, eliminou o Fluminense também nos pênaltis, também por 5 a 4, após empate em 1 a 1 no tempo normal. Curiosamente, das seis eliminatórias entre quartas-de-final e semifinal, cinco terminaram empatadas e foram decididas nas penalidades.
Primeiro tempo morno
O jogo começou em alta velocidade. A gurizada da Dupla correu muito desde o início. Os dois times jogaram em um 4-4-2 bem brasileiro, com dois meias e dois volantes. O Grêmio chegou a fazer uma ligeira
pressão, mas o Inter equilibrou e passou a ser até
mais contundente nos ataques. Porém, poucos lances de gol foram criados. A maioria das jogadas terminava em chutes de longe, com pouco perigo, a não ser em uma tentativa de Tales que passou perto da trave de Busatto.
Assim, o lance de maior emoção da etapa inicial envolveu a arbitragem. Aos 10 minutos, Samuel foi derrubado na área. Os jogadores do Inter pediram pênalti, mas Leandro Vuaden não marcou. Ao fim do primeiro tempo, os dirigentes do Inter lembraram do lance e reclamaram bastante.
Talvez pelo calor que fez em Porto Alegre neste domingo, o ritmo do jogo diminuiu bastante. Colaborou também para a má qualidade da partida a saída do jogador que mais se destacava. O meia Ricardo Maria começava quase todas as jogadas do Grêmio até levar a pior em uma dividida muito dura no meio-campo. Foi atingido pelo joelho de Leozão, do Inter, e sentiu muita falta de ar.
Ainda tentou voltar e fez mais dois lançamentos, mas depois acabou saindo em definitivo
quase aos 40 minutos, sentindo falta
de ar. Acabou substituído por Sérgio e levado ao Hospital Mãe de Deus para fazer exames, por precaução. Depois disso, praticamente nada aconteceu antes do intervalo.
Inter perde a chance de decidir
O Inter voltou melhor no segundo tempo. E logo aos cinco minutos, conseguiu um pênalti. Bola em profundidade para Samuel, que se adiantou a Busatto e foi tocado pelo goleiro. Pênalti e cartão amarelo para Busatto, que teria a oportunidade de se redimir. A grande chance de abrir o placar estava nos pés de André, mas o volante fez uma cobrança muito estranha.
Primeiro, tomou muita distância da bola. Autorizado por Vuaden, caminhou por vários metros, deu um pequeno trote e chegou na bola devagar. A cobrança foi no canto, mas saiu muito fraca. Méritos para Busatto, que saltou bem e conseguiu espalmar para escanteio.
Somada ao pênalti desperdiçado, a chuva refrescante melhorou muito a intensidade do jogo. O
Grêmio também cresceu e equilibrou a partida. Até que foi a vez
do melhor do Inter sair por lesão. Milton Júnior, motorzinho do meio-campo colorado, foi substituído por Anderson. E o time sentiu a perda.
Outras substituições foram realizadas, e o novo quadro da partida, a partir da metade do segundo tempo, mostrava um Grêmio muito melhor. O time conseguiu vários escanteios em sequência. O problema era a conclusão. Tanto as do Grêmio quanto as do Inter eram defeituosas.
Na etapa final, foi a vez do Grêmio pedir pênalti, quando Leozão tocou com a mão na bola. Na interpretação de Vuaden, o lance não foi intencional e o braço estava junto ao corpo. De qualquer forma, não havia favorito e o empate que levava a decisão para as penalidades era mesmo o resultado mais justo.
Estrela de Busatto brilha
Inter e Grêmio começaram convertendo todos os seus pênaltis, até a quarta cobrança. Samuel, Foster, Almir e Bregalda marcaram para o Inter. Sérgio, Saimon, Everaldo e Gerson,
para o Grêmio. Curiosamente, todas as cobranças coloradas
foram no canto direito do goleiro, todas muito boas. Na quinta, Alex resolveu mudar. Canhoto, chegou de mansinho na bola — como André, que perdera no tempo normal — e bateu no canto esquerdo, sem muita força. Busatto esperou até o último momento e defendeu com categoria. Então, Rafael Copetti, que havia acertado o canto em todas as cobranças do Grêmio, salvou o Inter de ser eliminado direto, pegando o chute de Vinícius.
Nas séries alternadas, a estrela de Busatto brilhou pela terceira vez. Azar de Leozão, que parou nas mãos do goleiro gremista. Desta vez, o Grêmio não adiou mais a decisão. Neutou chutou forte para vencer Copetti e colocar o Grêmio na final. Emocionados, os jogadores tricolores correram para comemorar com a torcida. Muitos deles, eufóricos, fizeram até confusão nas entrevistas e se disseram muito feliz pelo "título", que na verdade ainda será decidido na próxima terça-feira.
Brasileirão Sub-20 - Semifinal | |
Local: Estádio Passo D%27Areia Data: 20/12/2009, às 18h30min Arbitragem: Leandro Vuaden (Fifa-RS), auxiliado por Paulo Ricardo Conceição (RS) e José Franco Filho (RS) Cartões amarelos: Felipe, Dener, Gérson, Busatto (G), Milton Júnior (I) Renda: R$ 16.705 Público: 2.813 pessoas |
|
INTER 0 (4) | GRÊMIO 0 (5) |
---|---|
Rafael Copetti; Leozão, Nando, Bregalda e Forster; André (Rodrigo), Milton Júnior (Anderson), Almir e Tales (William); Samuel e Fabinho (Alex) | Busatto; Spessato (Fogaça), Saimon, Neuton e Dener; Felipe, Fernando (Gérson), Bruno Renan e Ricardo Maria (Sérgio); Bergson (Vinícius) e Alex (Everaldo) |
Técnico: Marcelo Estigarríbia | Técnico: Andrey Lopes |