| 19/12/2009 21h10min
Antes mesmo do fim do Campeonato Brasileiro, os dirigentes do Grêmio afirmavam que o clube já tinha algumas contratações encaminhadas, e que seriam anunciadas até 6 de dezembro. Porém, a data definida pelos dirigentes passou e apenas o técnico Silas foi confirmado. Em enquete realizada pelo clicEsportes, os torcedores do Tricolor votaram para opinar qual a prioridade do time: um lateral-direito, um meia ou um atacante.
Além das opções das três posições, outras duas opções foram disponibilizadas. A primeira era que o time precisa de mais qualidade nas três posições e a outra que o grupo está bem servido nas posições em questão. A votação teve 1139 participações.
A opção mais votada, de goleada, foi a de que o time precisa de mais qualidade nas três posições, com 58,65% dos votos. Entre as posições, a mais votada foi a de lateral-direito, com 242 votos — 21,25%. Logo depois, atacante, com 115 votos — 10,1%. E, segundo a torcida, meia é o que a equipe menos
precisa. Apenas 82 pessoas
votaram na opção — 7,2%.
Na última posição, com apenas 32 votos — 2,81% -, ficou a alternativa que a equipe está bem servida nas três posições. Possivelmente pelos maus resultados obtidos dentro de campo em 2009. O time não chegou na final do Gauchão, foi desclassificado da Libertadores e terminou o brasileirão em oitavo.
No início do ano, o clube contratou Ruy para resolver o problema do lado direito do campo. Depois de um começo animador, quando marcou alguns gols no Gauchão, o jogador acabou caindo de produção e sendo vaiado constantemente pela torcida. Com a chegada de Paulo Autuori, o atleta acabou indo para o Fluminense.
Willian Thiego recebeu algumas chances com a saída de Ruy, mas também decepcionou. Quem acabou assumindo a posição foi o jovem zagueiro Mário Fernandes, que foi improvisado na posição e ficou até o final da temporada como titular.
Porém, a idéia é o utilizar Mário Fernandes na zaga em 2009, ao lado
de Réver. E, portanto, seria indispensável a
contratação de um lateral-direito. Depois de tentar Nei, do Atlético-PR, e não fechar o negócio, os dirigentes do Grêmio afirmaram que estão procurando atletas no mercado sul-americano.