| 18/12/2009 20h10min
Três anos depois, o Barcelona tem nova oportunidade de conquistar a única taça que lhe falta, a de campeão do mundo. Na última oportunidade, em 2006, o Inter superou o favoritismo catalão e impediu o título da equipe de Ronaldinho e Deco. Em 1992, quando o torneio era disputado no formato antigo, em jogo único entre o campeão da Libertadores da América e o da Liga dos Campeões, o São Paulo de Raí levou a melhor sobre o Barcelona de Guardiola (hoje técnico da equipe) e Stoichkov, treinado por Johann Cruyff. Agora, o Barça de Messi, Ibrahimovic e Henry tem pela frente um adversário argentino: o Estudiantes de Verón. Será a primeira decisão realizada fora do Japão, às 14h (horário de Brasília) deste sábado. Antes, às 11h, Pohang Steelers, da Coreia do Sul, e Atlante, do México, decidem o terceiro lugar.
• Acompanhe a final do Mundial de Clubes minuto a minuto no clicEsportes
Apesar de o torneio não ter na
Europa o mesmo prestígio com o qual conta na América do Sul, o Barça não esconde o trauma dos fracassos anteriores, principalmente o mais recente, contra o Inter. Messi, que estava lesionado em 2006, disse o seguinte, segundo o site Globoesporte.com:
— Tomara que todos nós possamos tirar o espinho do título que ainda não temos. Estamos conscientes de que podemos fazer história mundialmente com esse time.
Recém-recuperado de uma pequena lesão, Messi será a grande arma da equipe de Guardiola no estádio Zayed Sports City. Na semifinal contra o Atlante, o argentino foi poupado, entrou só no segundo tempo, e em sua primeira participação no jogo, marcou um belo gol. Na próxima segunda-feira, deve ser eleito o melhor jogador do mundo em 2009 pela Fifa.
Porém, se o ataque tem reforço, o meio-campo tem desfalque. Devido a uma lesão muscular sofrida na primeira partida, Iniesta ficará parado por 15 dias. O mais cotado para substituí-lo é o francês Sergio
Busquets, que marcou outro gol contra
os mexicanos.
Aos jornais espanhóis, o brasileiro Daniel Alves, que ganhou todas as decisões que disputou pelo Barça, declarou:
— Vamos jogar contra o Estudiantes como se fosse a última partida de todas as nossas vidas.
Do outro lado, o Estudiantes tenta sua segunda taça mundial. A primeira foi conquistada há mais de 40 anos, contra o Manchester United, em 1968. Nos dois anos seguintes, o time tricampeão da Libertadores perdeu para Feyenopord e Milan. E volta a ter outra oportunidade somente agora, pelos pés de Juan Sebastián Verón, "La Brujita", filho do lendário Juan Verón, "La Bruja", que comandou a equipe nos títulos internacionais.
— Este é o meu momento — disse o capitão do time ao jornal Olé.
Curiosamente, o Estudiantes é outro time que perdeu uma decisão internacional para o Inter recentemente: na Sul-Americana de 2008. Para encarar o poderio ofensivo do Barcelona, o técnico Alejandro Sabella deve
adotar uma postura defensiva a. A tendência é que escale o
zagueiro Christian Cellay no lugar do lateral-direito Maximiliano Núñez, dando mais liberdade para Rodriguez e Verón. Benítez, autor de dois gols diante do Pohang Steelers, na última terça-feira, será o responsável por deixar Boselli na cara do gol.
A decisão deste sábado define também quem passa à frente na disputa entre sul-americanos e europeus, desde a instituição do novo formato do torneio. Até agora, dois de cada continente venceram. Confira:
2005
Campeão - São Paulo
Vice - Liverpool
2006
Campeão - Inter
Vice - Barcelona
2007
Campeão - Milan
Vice - Boca Juniors
2008
Campeão - Manchester United
Vice - LDU
Mundial de Clubes Fifa - Final | |
Data: 19/12/2009 Hora: 14h (de Brasília) Estádio: Zayed Sports City Arbitragem: Benito Armando Archundia (MEX), de Marvin Torrentera (MEX) e Héctor Vergara (CAN) Transmissão: o clicEsportes acompanha minuto a minuto. O SporTV transmite ao vivo. |
|
BARCELONA | ESTUDIANTES |
---|---|
Valdés, Daniel Alves, Puyol, Piqué e Abidal; Yaya Touré, Busquets e Xavi; Messi, Ibrahimovic e Henry. | Albil, Cellay, Desábato, Germán Ré e Juan Manuel Diaz; Clemente Rodríguez, Verón, Braña e Benítez; Perez e Boselli. |
Técnico: Josep Guardiola | Técnico: Alejandro Sabella |
"Tomara que possamos tirar o espinho do título que ainda não temos", disse Messi
Foto:
Hassan Ammar,AP