| 14/12/2009 03h38min
A primeira grande providência do Grêmio para 2010 é a passagem de Mário Fernandes para a zaga. Não voltará mais a ser improvisado na lateral direita como ocorria desde sua estreia em junho. A decisão foi tomada pelo técnico Silas na reunião de quinta-feira, com o departamento de futebol. Com isso, o Grêmio investirá com força na contratação do lateral-direito Ney, do Atlético -PR.
– Ele sempre foi zagueiro. Vai jogar ainda mais no próximo ano – afirma o empresário Jorge Machado, satisfeito com a decisão de Silas.
Em março, representando investidores espanhois e norte-americanos, Machado adquiriu por R$ 1 milhão os direitos federativos do jogador. Em caso de venda, os investidores ficarão com metade do valor.
Na semana passada, Machado encontrou-se no Rio com representantes da Inter de Milão. Uma nova oferta por Mário Fernandes é preparada, embora dificilmente chegue aos 15 milhões de euros (R$ 38,4 milhões) exigidos pelo
Grêmio.
Mário, que ficará com a vaga de Rafael Marques,
atuará pelo lado direito da zaga. Réver, se não for vendido, será seu parceiro.
Um mês antes da estreia no Gauchão, contra o Pelotas, já se esboça nos corredores do Olímpico um time para 2010. Diferentemente deste ano, quando houve carência de peças na reta final do Brasileirão, a próxima temporada promete uma disputa acirrada por um lugar na equipe.
Dificilmente será posta em prática a ideia de escalar três volantes - Willian Magrão, Adilson e Fábio Rochemback. Isso implicaria na saída de um dos meias, Souza, Hugo ou Douglas Costa. O ataque ideal terá Borges e Maxi López, embora a contratação de Leandro, do Verdy Tokyo, não esteja descartada.
O diretor de futebol Luiz Onofre Meira não mostra preocupação com o excesso de jogadores para a mesma função.
– A falta de reposições no mesmo nível dos titulares nos prejudicou em 2009. Não teremos mais essa dificuldade – prevê.
O time para 2010
Esboço para a Copa do Brasil
- Victor;
- Ney
-
Mário Fernandes
- Réver
- Lúcio (Fábio Santos);
- Willian Magrão
- Adilson
- Souza
- Douglas Costa;
- Borges
- Maxi López
O técnico Silas decidiu fixar Mário Fernandes na zaga, ao lado de Réver: Rafael Marques sobra no início da temporada
Foto:
Tatiana Lopes