| 10/12/2009 16h59min
Na reta final do Campeonato Brasileiro deste ano, o lateral/meia Júnior já deveria estar fazendo as malas para deixar Belo Horizonte e procurar por outro clube em 2010. Sem chances e indisposto com o técnico Celso Roth, o pentacampeão do mundo era dado como nome certo na lista de dispensas do clube.
Porém, com a queda de Roth e a oficialização de Vanderlei Luxemburgo como treinador para 2010 e 2011, a história teve uma mudança no desfecho. O presidente Alexandre Kalil surpreendeu a todos e disse ao programa Arena SporTV desta quinta-feira que o experiente jogador fará parte do grupo alvinegro que se reapresentará no início de janeiro. O contrato do atleta teria duração, em principio, até 31 de dezembro deste ano. Agora, precisará ser renovado pela diretoria atleticana.
Pelo Galo, Júnior disputou 41 partidas e marcou oito gols. Num revezamento entre a lateral esquerda e o setor de criação de jogadas ofensivas do time, o camisa 6 contribuiu com seis assistências para
gols de seus companheiros.
Os números fizeram com que a torcida não engolisse o comportamento de Celso Roth ao preterir Júnior e colocar Thiago Feltri para jogar por quase dois meses seguidos. A última chance veio no duelo contra o Corinthians, na rodada final do Brasileirão. A derrota por 3 a 0, porém, não pode ser fonte de análise da atuação de Júnior, uma vez que o duelo não valia mais nada.