| 07/12/2009 19h27min
A quinta e última etapa da Copa Santa Catarina de Automobilismo, realizada no último final de semana (dias 5 e 6), no Autódromo Max Mohr, em Ascurra, definiu os campeões da temporada 2009. Destaque para o piloto Cesar Barp, que ficou com o título da categoria Stock Car Opala. Ele já havia conquistado o Campeonato Catarinense de Automobilismo deste ano.
— Esse título foi o resultado do empenho em todo o campeonato. Acreditei no meu preparador e com empenho dele, da equipe e o meu próprio, conseguimos mais esta conquista — destacou Barp, que venceu as duas baterias realizadas no domingo.
Tito Morestoni também tinha chances de conquistar o título, mas acabou a etapa em terceiro depois de capotar na segunda bateria. Cristian Poffo finalizou em segundo nesta última etapa.
Na categoria Stock Car Omega, o domingo foi de domínio do carro 34, de Alessandro Coelho. Com duas vitórias na categoria,
Coelho sagrou-se vencedor. Na segunda
posição ficou o jovem George Pruner, e o terceiro colocado foi Genil Constancio, que já havia garantido o título da categoria antecipadamente.
Fabiano Fava veio para esta quinta etapa com o título garantido na categoria Marcas N, mas mesmo assim fez a pole e venceu as duas baterias de domingo:
— Viemos pra esta etapa para acertar melhor o carro para 2010. Fizemos um bom trabalho este ano e queremos continuar assim ano que vem — explicou Fava.
Daniel Souza finalizou a etapa na segunda colocação da Marcas N, e Vini Cardoso completou na terceira posição.
O campeonato da categoria Marcas A já tinha dono: Cristiano Rosa não compareceu neste final de campeonato, deixando assim o caminho livre para Alexandro Spezia. O piloto do Gol 3 fez a pole e venceu as duas baterias de domingo. Na segunda colocação ficou Alan Schwartz, e Elinor Elert completou a etapa na terceira posição. Já na Marcas B, Luciano Lourival teve um segundo e um primeiro lugar e finalizou a etapa na primeira colocação. Charles Rodrigues completou em segundo, e Levi Bini Jr. em terceiro.
Na Formula Fusca Alessandro Amazonas chegou em Ascurra com o título garantido, mas venceu as duas baterias e finalizou o campeonato com mais uma vitória. Ronaldo Zick completou a etapa em segundo, e Valerio José Rossato em terceiro.
Na categoria Mini Fórmula Tubular A, Robson Tischner, do carro 44, fez a pole, venceu as duas baterias e foi o ganhador da etapa de encerramento do campeonato. Evaldo Siemsen completou em segundo e Amaro Lenfers em terceiro. Na MFT B, Mario Cesar Vieira foi o vencedor da etapa.