| 27/11/2009 13h53min
Correção: Das 13h22min de quinta às 13h50min de desta sexta, este site informou equivocadamente que Allen Iverson se transferiu do Denver Nuggets para o Houston Rockets. Na verdade, o armador foi para o Detroit Pistons. O texto foi corrigido.
Após 14 temporadas atuando na NBA, o armador Allen Iverson anunciou oficialmente nesta quarta sua aposentadoria do basquete. Sua última equipe foi o Memphis Grizzlies, da qual saiu descontente há poucas semanas por ocupar o banco de reservas, fazendo apenas três jogos pela equipe. Havia especulações de que ele poderia ir para o New York Knicks, mas as negociações não avançaram e Iverson preferiu se aposentar.
Não houve festa e nem jogo de despedida. Por meio de um comunicado oficial, o jogador disse que a decisão de abandonar as quadras não foi das mais fáceis:
– Ainda tenho tremendo amor pelo jogo, o desejo de jogar e muito combustível para queimar. Sinto que ainda posso competir no nível mais alto – lamentou Iverson, eleito em 10 vezes consecutivas para o All-Star Game, entre 2000 e 2009.
O armador aproveitou para fazer alguns agradecimentos a ídolos, amigos e familiares:
– Michael Jordan, Magic Johnson, Isaiah Thomas, Charles Barkley e Larry Bird, caras, vocês me fizeram ver o basquetebol de uma maneira que estará para sempre no meu coração. Minha mãe, que incentivou e me inspirou a tocar todos os dias, e toda a minha família e amigos que estiveram comigo desde o início. Obrigado – finalizou.
76ers foi o auge da carreira
Iverson foi eleito três vezes para o primeiro time da NBA, em 1999, 2001 e 2005. Ele começou a brilhar no Philadelphia 76ers em 1996, permanecendo por quase 10 anos na equipe. Neste período, seu maior feito foi na campanha de 2001, quando liderou o time até as finais, e acabou sendo escolhido MVP – o melhor jogador da competição. Na ocasião, o time foi derrotado pelo Los Angeles Lakers, por 4 a 1.
– Tenho recordações maravilhosas dos meus dias com a camisa do Sixers. Aos torcedores do Philadelphia, obrigado. A voz de vocês sempre será música para o meu ouvido – derreteu-se o armador.
Em 2006, Iverson transferiu-se para o Denver Nuggets e, dois anos depois, passou a integrar o elenco do Detroit Pistons. No começo desta temporada assinou contrato com os Grizzlies, onde pouco atuou.
LANCEPRESS