| 25/11/2009 16h19min
A direção do Brasil-Pe anunciou no início da tarde a rescisão de contrato com o técnico Paulo Porto. Foi a segunda passagem do treinador pelo Bento Freitas. Em entrevista coletiva, o gerente de futebol, Luiz Parise, e o vice-presidente, André Araujom disseram que decisão foi tomada no quarto do hospital, em reunião com o presidente Helder Lopes, que continua se recuperando do seu quadro de cetoacidose (complicação decorrente do Diabetes).
– Não é o caso de falar em uma rescisão de contrato em função de resultados, o Brasil-Pe há muito passou disso. Tanto é que o nome do Paulo Porto não era uma unanimidade após a Série C e nós, por convicção, o mantivemos no cargo. Então, a partir de agora nós vamos buscar novos profissionais, já ressaltando a capacidade, a competência e o caráter do Paulo e de todos os integrantes da comissão técnica, que tiveram uma conduta irrepreensível aqui dentro do clube. Mas futebol, às vezes, por análises internas e alguns fatores externos, impõe esse tipo de mudança – esclareceu Araujo.
Paulo Porto, que já tinha passado pelo Bento Freitas em 2006, se despede do rubro-negro depois de ter comandado o time na Série C do Brasileirão, onde chegou às quartas de final da competição, e, recentemente, na Copa Arthur Dallegrave, onde o Xavante foi eliminado pelo time B do Inter nas semifinais, ficando com o terceiro lugar na classificação geral. Junto com Porto, também deixam o clube o auxiliar técnico, Giovani Nunes, e o preparador físico, Marcelo Cé. O preparador de goleiros, Vanderlei Manoel, já havia acertado a saída no início desta semana.
Nos próximos dias o Brasil-Pe deve anunciar a nova comissão técnica que a partir do dia 31 de janeiro parte em busca do acesso no Campeonato Gaúcho da Segunda Divisão. A pré-temporada do grupo Xavante deve começar somente no ano que vem.