| 24/11/2009 19h10min
O Brasil-Pe já conhece a chave que vai ficar na primeira fase da Segundona Gaúcha de 2010. Na tarde dessa segunda-feira, em reunião realizada em Porto Alegre, a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) promoveu o congresso técnico para o Campeonato Gaúcho da Segunda Divisão de 2010. O encontro contou com representantes dos 25 clubes que até agora estão confirmados na disputa, foram anunciadas as chaves da primeira fase e a fórmula de disputa da competição. O Brasil-Pe está na Chave 1, ao lado de Farroupilha, Rio Grande, São Paulo (Rio Grande), Bagé, Guarany (Bagé), 14 de Julho (Santana do Livramento), Flamengo (Alegrete) e São Gabriel.
A fórmula de disputa da competição segue a mesma aplicada este ano. Na primeira fase se classificam os seis primeiros colocados de cada um dos três grupos. Na fase seguinte, serão formados três hexagonais, onde avançam os dois primeiros colocados e os dois melhores terceiros colocados de cada chave. Depois disso a competição passa a ter dois quadrangulares,
passando os dois
primeiros colocados, que formarão, enfim, um quadrangular final. Os dois melhores deste grupo final garantem o acesso à primeira divisão do estadual em 2011, e ainda disputam uma final simbólica para decidir que vai ser campeão do torneio.
Em todas as fases a classificação será decidida em pontos corridos, após o enfrentamento de todos contra todos, em turno e returno. Caso o Xavante chegue à decisão, ao final do campeonato o time da Baixada terá disputado 40 partidas. Como no ano que vem o calendário do futebol nacional vai parar no período da Copa do Mundo, todos estes jogos terão que ser realizados em apenas quatro meses, em uma super maratona de dois confrontos por semana.
— Nos não teremos muito tempo na questão que envolve a preparação, em função de que os custos seriam muito altos para começar agora, por isso nós teremos que iniciar em janeiro. Vamos ter que nos prepararmos em aproximadamente três semanas para quarenta jogos, disputados a cada três ou quatro
dias. Isso requer uma
capacitação muito grande na formulação do planejamento e, a partir daí, precisaremos também de um número de atletas compatíveis com essa competição. Um número um pouco maior do que usualmente contratamos para as competições — adiantou o Gerente de Futebol do GE Brasil, Luiz Parise.
A pré-temporada rubro-negra deve começar no dia 4 de janeiro. Enquanto a estreia na Segunda Divisão do Campeonato Gaúcho esta prevista para o dia 31 do mesmo mês. As finais da competição devem ser realizadas no início de junho.