| 23/11/2009 19h11min
O 5º Desafio Internacional das Estrelas, entre os dias 27 e 29 deste mês, na Arena Sapiens Parque, em Florianópolis, terá um traçado inédito. Idealizado por Lucas di Grassi, piloto de testes da Renault na Fórmula-1, o projeto da pista passou por um trabalho minucioso de três meses, que contou com opiniões de ninguém menos que Felipe Massa e Michael Schumacher. Di Grassi será também um dos astros da corrida, medindo forças com Massa, Schumacher, Rubens Barrichello e Tony Kanaan, entre outros.
Segundo Di Grassi, a versão final da nova pista tem 1,2km de extensão e nove metros de largura:
— Parti do zero, desenhando à mão. Fui montando aquilo que achava interessante, contando com as opiniões do Felipe e do Dudu Massa (irmão de Felipe).
O piloto de testes da Renault completa:
— Juntei as informações técnicas e obedeci aos padrões de engenharia para calcular velocidades e trajetórias. Depois, apliquei o
traçado em simuladores como o RFactor —
explicou, citando um dos mais realistas games de automobilismo.
Di Grassi lembrou de três circuitos do calendário da F-1 ao elaborar as curvas e retas do novo kartódromo do Desafio Internacional das Estrelas:
— Peguei um pouco de Interlagos, de Xangai e de Istambul. Vai ser uma pista de alta velocidade e de muitos pontos de ultrapassagem.
Di Grassi afirmou ainda que, antes mesmo de ser usado pela primeira vez, o circuito foi elogiado por ninguém menos que Hermann Tilke, responsável pelo traçado dos autódromos de Sepang, Valência, Xangai e Istambul, todos pertencentes ao calendário do Mundial de F-1:
— Nos encontramos na Espanha, e o Hermann gostou bastante. Me disse até que algumas das ideias que colocamos em prática no Desafio ele também usava ao projetar os traçados da F-1 — disse.
PROGRAMAÇÃO
28/11, sábado
9h - Treinos livres (abertos ao
público)
13h - Treinos cronometrados
16h - 1ª bateria - ao vivo (Sportv)
29/11, domingo
9h - Warm Up
10h – Parada dos pilotos
11h - 2ª bateria - ao vivo (TV Globo)