| 21/11/2009 18h56min
Acabou o sonho do Figueirense de disputar a Série A em 2010. O time alvinegro fez uma apresentação abaixo das expectativas na tarde deste sábado, dia 21, e foi derrotado por 2 a 1 pelo Duque de Caxias em pleno estádio Orlando Scarpelli. Apesar do apoio dos cerca de 15 mil torcedores que compareceram, o Furacão não conseguiu criar oportunidades de gol e acabou cedendo dois tentos em contra-ataques do time fluminense. Já nos acréscimos, Paulo Sérgio descontou.
>>> Assista aos gols do jogo no site da RBS TV
Combinado com o resultado de Caxias do Sul, onde o Atlético-GO venceu o Juventude por 3 a 1 e alcançou os 65 pontos, a equipe catarinense ficou a cinco pontos do G-4, sem chances de entrar na zona de acesso. Na próxima rodada, a 38ª e
última da Série B, o Figueirense vai ao interior de São Paulo
encarar o São Caetano, às 17h de sábado, dia 28. Já o Duque de Caxias encerra a participação no campeonato em casa, entrentando a Ponte Preta no mesmo dia, também às 17h.
O jogo
O Figueirense começou a partida em um ritmo muito morno, tocando a bola sem objetividade e aceitando a forte marcação do Duque de Caxias. Apesar do forte apoio que vinha das arquibancadas, o time alvinegro não pressionava e, com 20 minutos de jogo, nenhum dos goleiros em campo haviam sujado seus respectivos uniformes.
O time catarinense só conseguiu assustar aos 29 minutos, quando Lucas bateu de longe e o goleiro Vinícius se esticou para mandar para escanteio. Pouco depois veio a notícia do primeiro gol do Atlético-GO contra o Juventude, o que jogava ainda mais pressão sobre o Figueira. Aos 36, Rafael Coelho recebeu de Maicon e bateu de canhota, para boa defesa de Vinícius. Foi só no primeiro tempo.
Pressão no
início do segundo tempo
O Alvinegro começou o segundo
tempo com mais ímpeto do que no início da partida, indo para cima do Duque nos primeiros minutos. Aos 2, Egídio bateu escanteio fechado e Leandro Teixeira quase marcou contra. Aos 4, Schwenck, que entrou no intervalo, recebeu na área, deu um corte em Marquinhos e bateu forte de canhota, à direita do gol. Aos 6, Fernandes dominou na cara do gol e bateu desequilibrado, mas Santiago apareceu para fazer o corte e mandar pela linha de fundo.
Duque abre 2 a 0
Acabou aí a blitz alvinegra. Coincidência ou não, em Caxias do Sul o Atlético-GO marcou mais dois e abriu 3 a 0 em cima do Juventude, obrigando o Figueira a vencer de qualquer maneira para empurrar a decisão para a última rodada. Só que, aos 13, Oziel fez boa jogada pela direita e cruzou na medida para Gilcimar completar de cabeça, com Wilson batido no lance: um a zero Duque.
Apenas três minutos depois, com o Figueira atacando desordenadamente, um contra-ataque veloz
terminou com Leandro Chaves na cara do gol: o meia só
teve o trabalho de tirar de Wilson e abrir dois a zero para o time visitante. A equipe fluminense quase marcou o terceiro aos 22 minutos, quando Wilson espalmou chute de fora da área de Tony. Grande parte parte da torcida passou a deixar as dependências do Scarpelli.
Paulo Sérgio diminui no final
Satisfeito, o Duque de Caxias se fechou na defesa e foi segurando o jogo tranquilamente, com o Figueira completamente perdido em campo. A quipe da casa abusava dos levantamentos na área, sem sucesso. O técnico Márcio Araújo lançou Paulo Sérgio e Diego Paulista tentanto reverter o resultado, mas foi o Duque quem quase aumentou aos 35: Wilson salvou chute à queima roupa de Clayton.
Os visitante tiveram mais uma grande chance aos 45 minutos, quando Juninho, na cara do gol, bateu para fora. Somente aos 47, prester a acabar a partida, o Alvinegro conseguiu furar o bloqueio: Schwenck invadiu a área pela direita e bateu forte, cruzado,
para Paulo Sérgio completar de carrinho. O gol,
no entanto, foi inútil: final de jogo e fim do sonho da torcida alvinegra de ver o Furacão na Série A do ano que vem.
Ficha técnica
Figueirense (1)
Wilson; Roger Carvalho, Régis e João Filipe; Lucas (Schwenck), Egídio, Brum, Paulinho (Diego Paulista), Fernandes e Maicon (Paulo Sérgio); Rafael Coelho
Técnico: Márcio Araújo
Duque de Caxias (2)
Vinícius; Gustavo, Santiago, Oziel e Marquinhos; Mancuso, Leandro Teixeira, Leandro Chaves (Clayton) e Thiaguinho (Juninho); Tony (Roberto) e Gilcimar
Técnico: Gilson Kleina
Gols: Gilcimar (DUQ) aos 13 e Leandro Chaves (DUQ) aos 16 do segundo tempo. Paulo Sérgio (FIG) aos 47 da segunda etapa.
Cartões amarelos: Gustavo (D) e Schwenck
(F)
Arbitragem: Wilson Souza de Mendonça (PE), auxiliado por Marcelo Bertanha e Paulo Ricardo Silva Conceição (ambos do RS)
Horário: 17h
Local: estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis
Público total: 15.000