| 20/11/2009 16h35min
O atacante Thierry Henry acredita que França e Irlanda deveriam se enfrentar novamente para decidir quem vai à Copa do Mundo de 2010. Em entrevista reproduzida nesta sexta pelo site do jornal irlandês Independent, o jogador se diz envergonhado por ter tocado na bola com a mão no lance que originou o gol da classificação francesa ao Mundial.
– Me sinto envergonhado pela forma como vencemos e sinto muito pela Irlanda, que definitivamente merece estar na África do Sul. É claro que a solução mais justa seria repetir o jogo, mas isto não está sob meu controle – disse o jogador do Barcelona.
França e Irlanda se enfrentaram nesta quarta em Paris, no jogo de volta pela repescagem das Eliminatórias para a Copa do Mundo. Após vitória francesa fora de casa por 1 a 0 no jogo de ida, os vice-campeões mundiais foram derrotados pelo mesmo placar no tempo normal. Na prorrogação, Henry ajeitou a bola com a mão e cruzou para Gallas colocar o time da casa no Mundial.
– Foi uma reação instintiva a uma bola que vinha extremamente rápida em uma grande área lotada. Um jogador de futebol não tem o luxo da televisão, que retarda a velocidade da bola 100 vezes, para tomar uma decisão consciente – explicou o jogador.
O jogador mostrou estar arrependido por ter colocado a mão no lance que classificou a França para a Copa. Ele se retratou na internet, via Twitter.
– Não sou o juiz, mas se magoei alguém sinto muito – lamentou.
Henry ainda assumiu que o lance pareceu mais uma jogada de handball, mas ressaltou que a responsabilidade é toda da arbitragem.
– Para ser honesto, foi uma jogada de handball. Eu joguei, e o juiz permitiu. Vocês deviam é questionar a atitude dele. A bola rolou pela minha mão e eu continuei. Gostaria que isso acontecesse de outra forma, mas não adianta me culpar, e sim a arbitragem – defendeu.
A Fifa já negou oficialmente o pedido da Associação de Futebol da Irlanda (FAI) e não vai anular a partida da última quarta-feira, em Paris. O sorteio das chaves do Mundial ocorrerá no próximo dia 4 de dezembro, na Cidade do Cabo, na África do Sul.
CLICESPORTES