clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 17/11/2009 12h41min

Tarumã recebe Stock Car pela última vez neste fim de semana

Palco da primeira prova da categoria se despede do calendário em 2009

Localizado em Viamão, na Grande Porto Alegre, o Autódromo Internacional de Tarumã escreverá mais uma - e talvez, a última - grande página no automobilismo brasileiro neste fim de semana. A pista gaúcha, inaugurada em 1970, recebeu a primeira corrida da história da Stock Car no dia 22 de abril de 1979, com vitória de Affonso Giaffone. Neste ano, 30 após a estreia do campeonato em solo gaúcho, Tarumã se despede do calendário, já que dará espaço ao novo e moderno Circuito do Velopark, em Nova Santa Rita.

Desta forma, os pilotos terão a última oportunidade de enfrentar o desafiador traçado de 3.016 metros, com curvas famosas (como a Curva do Laço e a Tala Larga) de todos os tipos, para todos os lados.

Para compreender melhor o que esperam os competidores da Stock Car, da Pick-up Racing e da Stock Jr., os pilotos Thiago Riberi e Cadu Pasetti, ambos da Gramacho Stedile na Pick-up, fazem uma análise técnica da pista gaúcha:

Traçado

– O circuito de Tarumã, apesar de ser um circuito de apenas 3.016 metros, tem 11 curvas e difere dos demais do calendário, pois a velocidade média chega em torno de 150km/h e tem, em sua maioria, curvas de alta velocidade. Com isso qualquer erro do piloto ele perde muito tempo – declarou Thiago Riberi.

– Tarumã é uma pista rápida e extremamente divertida. Aliás, uma característica comum nas pistas do Sul, faltam algumas áreas de escape e uma estrutura melhor de box. A Curva 1 é desafiadora pelo perigo, mas, ao mesmo tempo, bacana de ser ganhar tempo – avaliou Cadu Pasetti.

Freios

– Você tem duas freadas muito fortes. Uma é na Curva do Laço e a outra é a Tala Larga, algumas curvas de alta velocidade que são as que os pilotos mais gostam. A exigência dos freios depende muito da temperatura em que a prova irá acontecer. Acredito que em Tarumã não seja a maior dor de cabeça – salientou Cadu Pasetti.

– A curva da entrada da reta exige bastante dos freios e acho que é a mais importante do circuito, pois a reta do box é em subida e, se você der uma escapada nessa curva, além de prejudicar a reta, você prejudica as curvas 1, 2 e 3, que são muito rápidas – comentou Thiago Riberi.

Pneus

– Por ter um asfalto antigo, o autódromo atenua o desgaste dos pneus; então, temos de procurar um equilíbrio do carro para não acabar com os pneus no começo da corrida e ter um carro competitivo até o final da prova – salientou Thiago Riberi.

– Não existe um cuidado especial com os pneus; acho engraçado até quando falam em poupar pneus na corrida... Se você realmente poupá-lo como deve, vai tomar um segundo por volta, coisa que não se recupera em uma corrida de 40 minutos – destacou Cadu Pasetti.

Estratégia

– Estratégia ideal na Copa Stock Car depende muito de como a corrida estiver. De repente ficar na pista muito tempo pode ser um erro, já que a prova tem grandes chances de safety e aí pode colocar tudo a perder. Acredito que tudo vai depender do andamento da corrida. Em Brasília, a gente assistiu o Allam Khodair trocar pneus e conseguir passar o Ricardo Zonta pelo rendimento diferenciado naquele momento, então fica difícil dizer. A informação que o piloto passa naquele momento, a leitura da corrida, tem uma importância fundamental. Na Pick-up, acho que largar na frente será fundamental. Largar na frente e ter um desempenho linear com pneus velhos é um diferencial para ter sucesso em Tarumã – disse Cadu Pasetti.

– A estratégia da corrida para a Copa Stock Car e a Pick-up são iguais. Acho que tem que largar na frente, pois a ultrapassagem em Tarumã é muito complicada, além de tentar manter um ritmo forte sem comprometer o equipamento – salientou Thiago Riberi.

Duda Bairros, Agência We  / 

Circuito de Tarumã se despede da Stock Car
Foto:  Duda Bairros, Agência We  / 


Notícias Relacionadas

11/11/2009 16h06min
Stock Car terá etapa no Velopark em 2010
07/11/2009 18h43min
Pole no Stock Car, Khodair rejeita título de Rei de Brasília
07/11/2009 14h03min
Allam Khodair larga em primeiro na Stock Car
24/10/2009 16h10min
Zonta conquista a pole na Stock Car em Curitiba
Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS
© 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.