| 16/11/2009 16h09min
Vencedora em todos os campeonatos que disputou em 2009, a seleção brasileira masculina de vôlei vai em busca de mais um ouro a partir desta quarta-feira. O time comandado pelo técnico Bernardinho estreia na Copa dos Campeões na cidade de Osaka, no Japão, onde terá pela frente os cubanos, rivais tradicionais, às 4h30min (horário de Brasília), no Osaka Municipal Central Gym. A partida será transmitida ao vivo pelo canal SporTV.
Acostumado a conviver com a pressão por títulos, Bernardinho sabe o que é preciso para continuar com vitórias: "muito trabalho”. No entanto, antes de embarcar para o Japão, o técnico brasileiro ressaltou que, para essa competição especificamente, o Brasil passará por mais dificuldades.
– Treinamos apenas com uma parte do grupo, já que alguns jogadores estavam disputando o Mundial de clubes, e o trabalho realizado em Saquarema sempre é fundamental para os nossos bons resultados. Eles jogaram numa regra diferente essa competição e isso pode nos prejudicar também. Eles não chegaram treinados. Vamos ter que superar isso tudo – disse o treinador.
Sobre o primeiro adversário da Copa dos Campeões, o comandante brasileiro alertou para a qualidade da equipe.
– Cuba tem um time muito bom. Eles venceram os Estados Unidos, que jogou com o time completo, com quase todos os jogadores campeões olímpicos, no torneio continental, e merecem muito respeito. Os cubanos vivem um bom momento e será difícil superá-los. Ainda teremos o fator estreia. O primeiro jogo sempre é mais complicado – explicou Bernardinho.
Mesmo sem treinar com o grupo durante a preparação no Aryzão, o Centro de desenvolvimento do Voleibol, em Saquarema, o levantador Bruno, que atuou no Mundial de clubes pela Cimed (SC), explicou como foi a preparação realizada no Japão.
– Chegamos aqui um pouco antes do restante do grupo, já que estávamos disputando o Mundial. O grupo ficou completo na última semana e fizemos um bom trabalho. Trabalhamos no centro de treinamentos do Panasonic, um clube aqui do Japão, numa estrutura maravilhosa. Deu para treinar bem para a competição – disse Bruno.
O Brasil, que briga pelo tricampeonato na competição (97 e 2005), enfrentará ainda na competição o Irã, quinta-feira, às 2h30min, a Polônia, no sábado, às 1h30min, o Egito, no domingo, às 1h30min, e o Japão, na segunda-feira, às 8h. Todos os jogos terão transmissão ao vivo do canal SporTV.