| hmin
O Avaí treinou por mais de 40 dias e fez três partidas sob o comando do técnico Lula Pereira. Pode parecer pouco, mas o time já tem a cara do treinador. As peças mudaram e o sistema de jogo também, em relação à equipe da última temporada. O novo Leão foi apresentado à torcida na vitória de 1 a 0 contra o Ceará, na sexta, dia 25, no Estádio da Ressacada, em Florianópolis.
A defesa parece definida. Gustavo é o goleiro titular. Mostrou tranqüilidade e fez pelo menos três defesas salvadoras, que poderiam ter decretado o empate do Ceará. A zaga inspira segurança, com a experiência de Marcão e Max Sandro. Marcão ganha todas na bola aérea, Max Sandro é o comandante.
Nas alas, Maricá, a principal saída de bola do Leão, fez ótima estréia na direita, e Fábio Vidal encontrou a verdadeira posição, na esquerda. Esta é a primeira diferença do time do Estadual para o do Brasileiro e tem a ver diretamente com a troca de comando.
No meio-campo, mais mudanças e mais uma vez motivadas por diferenças de visão do treinador. Com o ex-técnico Adilson Batista, o Avaí valorizava ao máximo a posse de bola, investia nas inversões e os armadores corriam pelo meio, buscando a infiltração.
Tudo mudou. O Avaí de Lula pereira define mais cedo a jogada de ataque, evita as viradas e os meias caem nos flancos para tabelas e penetrações em diagonal.
O destaque do setor é o volante Mancuso, que se posiciona bem na marcação e ainda ajuda na armação, com passes precisos e potência no arremate de longa distância.
O ataque é o único setor ainda incerto. Só o veloz e ágil Brener – autor de dois gols anulados na sexta – está garantido no time titular.
Vários jogadores lutam pela posição: Luciano, Marco Túlio e até Reinaldo podem ser escalados contra o Botafogo, domingo, no Rio de Janeiro.
Já o centroavante Flávio Elias, um dos artilheiros do Leão na temporada, deve deixar a Ressacada. O contrato de empréstimo do jogador termina em maio e o Malutrom não aceita renovar o empréstimo. A direção do clube paranaense quer vender o jogador. Outros dois atletas estão fora do jogo contra o alvinegro: o meia Marcelinho, machucado, e o zagueiro Leandro, suspenso – recebeu suspensão de três jogos ainda na Série B do ano passado e compre o último domingo.
LUCIANO SMANIOTO / FLORIANÓPOLIS