| 05/11/2009 14h14min
O Java venceu o Santa Cruz por 82 a 55 na noite desta quarta em Campo Bom, em jogo válido pelo Campeonato Estadual Masculino de Basquete. A equipe do Vale do Sinos foi superior em todos os quartos da partida, que tiveram parciais de 21 a 13, 29 a 20, 14 a 9 e 18 a 13.
Nem mesmo o atraso de 1h20min, por falha de deslocamento da equipe de Santa Cruz, desmotivou os atletas do Java, que esperaram o time adversário para a partida. O cestinha foi Juliano Selbach, do Java, com 20 pontos. Atualmente, ele é o maior pontuador da competição, com um total de 83 em três partidas. Também pontuaram bem os atletas Michel (14) e Ezequiel (11).
Segundo o técnico do Java, Luis Eurico Kerber, a equipe apresentou melhoras na defesa e no ataque. O treinador acredita que o maior entrosamento do grupo colaborou.
– Com o domínio do jogo e imposição do ritmo durante partida, todos os jogadores contribuíram muito para este resultado, que consolida a equipe na segunda posição do campeonato, atrás apenas do Caxias do Sul – ressaltou Kerber.
O Estadual tem como sistema de disputa turno e returno, em que as equipes jogam entre si na fase classificatória: final play-off, melhor de três ou cinco jogos, a ser definido. Na disputa, além de Java e Santa Cruz, estão os times de Pelotas e Caxias do Sul.