| 31/10/2009 13h30min
No clássico do norte de Londres, o Arsenal soube aproveitar os erros defensivos do adversário e venceu o Tottenham por 3 a 0, no Emirates Stadium. De todos os gols da partida, dois foram marcados por van Persie e um por Fábregas. Com o resultado, os Gunners sobem para 22 pontos, entrando de vez na briga pela liderança do Campeonato Inglês. Os Spurs têm 19 pontos e poderão terminar a rodada fora da zona de classificação à Liga dos Campeões.
Os primeiros 40 minutos do clássico foram equilibrados. O Arsenal não encontrava espaços para levar perigo ao gol do goleiro brasileiro Gomes. Mas o Tottenham cochilou pouco antes do fim da etapa inicial. Aos 42 minutos, em uma jogada de lateral, a marcação vacilou e permitiu que Diaby fizesse o cruzamento para van Persie. O holandês se antecipou ao zagueiro Bassong e, de ponta de chuteira e na risca da pequena área, desviou para abrir o placar.
Assim, o time conquistou o espaço em campo. 45 minutos após o primeiro gol, Fábregas ampliou. Na saída de bola, o meia Palácios perdeu a jogada para Fábregas no meio-campo. O espanhol driblou dois, invadiu a área em velocidade e tocou no canto direito, ampliando a vantagem dos Gunners.
Aos 16 minutos do segundo tempo, Eduardo sofreu falta de Ekoto na ponta direita. A defesa do Tottenham parou, e o árbitro Mark Clattenburg deu vantagem e mandou o jogo seguir. A bola sobrou para o lateral Sagna, que foi ao fundo e rolou para o meio da área. Gomes e o zagueiro King não fizeram o corte, e van Persie empurrou para a rede.