| 29/10/2009 14h06min
Apenas duas vitórias separam a dupla Talita/Maria Elisa do título do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia 2009. A parceria, vice-campeã do Circuito Mundial 2009, pode garantir a conquista inédita nesta sexta, dia em que estreia na 10ª etapa da competição, que ocorre nas areias da Boa Viagem, em Recife (PE).
Para confirmar o título na capital pernambucana, a dupla, que atualmente acumula 3.280 pontos, pode terminar a disputa nas areias da Boa Viagem até em quinto lugar. Desta forma, alcançaria pontuação mínima de 3.520 pontos, mais do que os 3.480 que Maria Clara/Carolina pode fechar a temporada caso vença os três torneios restantes, incluindo a etapa pernambucana. Vivian e Ângela, que podem chegar a 3.360 pontos com três títulos, também mantém chances matemáticas de vencer a competição.
Se vencerem os dois jogos do dia, as líderes do ranking avançarão às quartas-de-final, assegurando a colocação necessária para não serem mais alcançadas pelas rivais.
– É ótimo saber que estamos tão perto de um título inédito e importante como o do Circuito Banco do Brasil. Estamos muito empolgadas com este início de parceria promissor. Não é fácil vencer o Circuito Banco do Brasil e ficar em segundo lugar no Circuito Mundial, principalmente para uma dupla recém-formada – disse Talita, que credita à comissão técnica da dupla o rápido entrosamento da parceria, formada no começo da temporada.
– Nossa equipe técnica está de parabéns pelo trabalho. Graças a eles conseguimos nos acertar tão rapidamente – elogiou.
Além do entrosamento, o retrospecto também joga a favor das vice-campeãs do Circuito Mundial. Em nenhuma das nove etapas que disputaram no Circuito Banco do Brasil 2009 a dupla ficou fora das quartas-de-final.
– Nossa pior colocação na temporada foi justamente um quinto lugar, em São José dos Campos (SP). Sabemos que temos tudo para chegar lá. Só espero que a ansiedade não atrapalhe – completou Talita.
Além de Talita/Maria Elisa, outras 15 parcerias femininas iniciam as disputas da etapa pernambucana diretamente na fase principal: Ângela/Vivian (PA/DF), Cris/Andrezza (SP/AM), Maria Clara/Carolina (RJ), Érika/Val (RN/RJ), Camila/Thati (RJ/PB), Taiana/Virna (CE/RN), Sandra Mathias/Elaine (RJ/PE), Shaylyn/Elize Maia (CE/ES), Izabel/Luiza Amélia (PA/CE), Luana/Lili (ES), Cida/Érica Freitas (SE/MG), Neide/Bárbara Seixas (AL/RJ) e Agatha/Fabí (PR/PB), além de Naiana/Raquel (CE/PA), dupla convidada pela CBV, e Maria/Camila Guimarães (PE), parceria indicada pela Federação Pernambucana.
No masculino, também são 16 duplas pré-classificadas para o torneio principal: Alison/Harley (ES/DF), Márcio/Fábio Luiz (CE/ES), Pedro Solberg/Bruno Schmidt (RJ/DF), Ricardo/Emanuel (BA/PR), Billy/Pedro Grael (ES/RJ), Renatão/Jorge (PB), Hevaldo/Rodrigo Saunders (CE), Fábio Guerra/Ferramenta (RJ), Beto Pitta/Lipe (RJ/CE), Franco/Jefferson (CE/RJ), Adriano/Jan (PE/PA), Bruno/Magalhães (AM/ES), Nelsinho/Keko (SC) e Pará/Bernardo (RJ), além de Thomaz/Luizão (PA/AM), parceria indicada pela CBV, e Fabiano/Lula (PE), dupla inscrita pela federação local.