| 22/10/2009 20h28min
Uma grande confusão marcou o dia na IndyCar. O site oficial da entidade publicou uma nota em seu site oficial, mas com data de 31 de outubro, em que confirmava a realização da primeira etapa de 2010 no Rio de Janeiro. Logo depois, o piloto Tony Kanaan comemorou a notícia no microblog Twitter e colocou o link à disposição dos internautas. Entretanto, em seguida a nota desapareceu do site oficial e a direção da categoria não confirmou mais a informação vazada.
Mas, segundo o LANCENET! apurou com fontes da Prefeitura do Rio, a corrida será mesmo disputada, numa pista montada nas ruas do Aterro do Flamengo, com vista para o Pão de Açúcar, um dos cartões postais da Cidade Maravilhosa. O circuito terá cerca de 3,7 km, mas o traçado não foi divulgado.
— O cenário é o melhor de sempre e absolutamente incrível para a realização de uma corrida da Indy. A chave foi projetar algo que mostraria toda a beleza do Rio para apresentá-lo ao espectador em uma pista segura, onde existam
boas áreas de
ultrapassagem — disse o designer da pista, Tony Cotman, no comunicado publicado, e que depois desapareceu, no site da Indy Racing League (IRL), responsável pela categoria.
Presidente da divisão comercial da entidade, Terry Angstadt também exaltou na nota a importância de uma corrida da categoria no Brasil e citou pilotos brasileiros como Tony Kanaan e Hélio Castroneves.
— A corrida no Brasil nos oferece uma oportunidade única de visitar um país que tem enorme paixão por corridas de automobilismo. Com o forte apoio dos nossos principais parceiros, um grande número de pilotos do país e a oportunidade de um evento único, não faz sentido não realizar esta prova — comentou.
A promotora e organizadora da prova será a TV Bandeirantes, que detém no Brasil os direitos de transmissão da categoria. Na disputa pela honra de sediar a Indy, o Rio derrotou Salvador e Ribeirão Preto.