| 20/10/2009 18h38min
O presidente do Avaí, João Nilson Zunino, participou de uma reunião, em Brasília, nesta terça-feira, com a senadora Ideli Salvatti (PT-SC), o prefeito em exercício de Florianópolis, João Batista (PR), e o ministro das Cidades, Márcio Fortes de Almeida, sobre a duplicação da Avenida Diomício Freitas, que liga o Centro de Florianópolis ao Sul da Ilha de Santa Catarina.
Em entrevista ao repórter da rádio CBN/Diário, Fabiano Linhares, Zunino comemorou a evolução das conversas e adiantou que as obras começam provavelmente em março:
— Foi muito importante a visita. Estávamos acompanhados da senadora Ideli Salvatti e do ministro das Cidades, Márcio Fortes, e a evolução foi espetacular. Nós temos uma expectativa, dita por eles todos, em função da participação do Avaí e pela vontade deles (da população).
— Nós (Avaí) assumimos a responsabilidade, na época, para que isso andasse rápido e não perdesse a dotação orçamentária deste
ano, mesmo com o problema financeiro
mundial que houve, mas isso não atrasa o início das obras. Em março ou abril (2010), as obras devem começar.
O prefeito em exercício de Florianópolis, João Batista, se mostrou satisfeito com a reunião e disse que, com o dinheiro em caixa, já é possível começar a licitação em 2009.
— Essa é a expectativa, é também a afirmação do ministro Márcio Fortes, estamos satisfeitos, valeu o empenho. Agora é trabalhar nas questões técnicas.
— Essa obra tinha uma emenda da bancada em R$ 19 milhões, mas teve um corte do governo federal e passou para R$ 5 milhões, mas eles são fundamentais e suficientes para começar e licitar a obra nesse ano. E, para o início do ano que vem, teremos o início da construção da obra.
O prefeito disse também que o trabalho já começa nesta quarta, dia 21, com a implantação de um cronograma e uma agenda para viabilizar a obra:
— Amanhã (quarta) estaremos solicitando por parte do Deinfra
(Departamento Estadual de Infra-Estrutura), da Prosul, todos os dados
necessários para estabelecer um cronograma positivo, uma agenda positiva para viabilizar essa obra para a cidade.
Orientação
Apesar de já comemorar a liberação da verba, o prefeito ainda não tem o recurso totalmente garantido. Afinal, ele não cumpriu com as normas do ministério. Por causa disso, João Batista recebeu uma orientação de Márcio Fortes: antes de ir a Brasília solicitar os recursos, é preciso que os municípios façam a inscrição dos projetos no sistema de convênios dos ministérios. O trâmite pode ser feito pela internet.
Segundo Fortes, as emendas da bancada catarinense só poderão ser liberadas após a prefeitura cumprir os trâmites legais da inscrição. Para que o recurso seja liberado, o empenho precisa ser feito até o dia 31 de dezembro.
A mesma regra vale para o prefeito de Gaspar Pedro Luchi, que também foi a Brasília
pedir dinheiro para a construção de uma ponte. Aos prefeitos, o ministro
garantiu que os recursos existem. Contudo, para serem empenhados, dependem do encaminhamento dos projetos.