| 04/10/2009 20h45min
A torcida deu show, quebrando o recorde de público do campeonato, Adriano marcou dois gols, e o Flamengo venceu o rival Fluminense por 2 a 0 neste domingo. O atacante assumiu a artilharia isolada do Brasileirão, com 15 gols. Foi o último clássico do Maracanã, antes das obras no estádio para a Copa do Mundo de 2014.
Com o resultado, o Flamengo subiu para o sexto lugar, desbancando o Grêmio, que agora é o sétimo. Com 41 pontos, está quatro atrás do quarto colocado. Já o Fluminense segue na lanterna do Brasileiro e vê sua situação ficar cada vez mais complicada.
Diante de 82.566 torcedores, o jogo começou bem equilibrado. As duas equipes alternavam boas oportunidades. Os destaques do primeiro tempo eram Adriano e o jovem Alan, do Flu, que foi levado ao hospital no segundo tempo, após um choque de cabeça com o zagueiro David. Apesar do equilibrio, o Flamengo era um pouco superior e só não ameaçava mais o gol de Rafael porque Denis Marques errou muitas as
jogadas no ataque.
Quando
a segunda etapa começou, já sem Denis Marques, substituido por Willians no intervalo, Adriano, Zé Roberto e Petkovic chamaram a responsabilidade do jogo e não demoraram muito para construir o primeiro gol. Aos seis minutos, Zé Roberto tomou a bola de Fabinho, avançou e tocou para o Imperador abrir o placar.
Com vantagem e empurrado pela torcida, o Flamengo começou a pressionar. Aos 18 minutos, Adriano venceu Digão, recebeu um lançamento longo e com a perna direita deu números finais à partida. Willians ainda marcou outro gol, mas foi anulado.