| 04/10/2009 10h08min
O alemão Nico Rosberg teve mantido o seu quinto lugar pelos comissários desportivos do Grande Prêmio do Japão de Fórmula 1. Após a corrida, Jenson Button acusou o piloto da Williams de não tirar o pé durante a entrada do safety car após o acidente de Jaime Alguersuari.
Com isso, o piloto teria ganhado tempo para subir posições após o segundo pit stop - antes da parada, Rosberg era o sétimo, à frente de Button, mas retornou em quinto, ultrapassando Nick Heidfeld e Rubens Barrichello.
– Rosberg ganhou aproximadamente quatro segundos de nós com o safety car. Ele percorreu um setor como se estivesse em bandeira verde. Consegui um ponto, mas talvez marque dois, temos de ver. De qualquer maneira, perdi só um ponto em relação a Rubens, então está bom – disse Button, que precisa apenas de seis pontos em duas provas para ser campeão.
Rosberg rebateu as críticas de Button:
– Digo com certeza que não levei vantagem e já analisamos isso. Definitivamente, fiz o que deveria ter sido feito, mas temos de ver se a FIA vai analisar o caso.
Rosberg estabeleceu sua melhor parcial em um dos trechos da pista justamente na volta em que o safety car entrou na pista, mas os comissários detectaram que o alemão reduziu o ritmo assim que foram acionadas as bandeiras amarelas.
LANCEPRESS