| 02/10/2009 10h28min
Puyol, zagueiro e capitão do Barcelona, completará neste sábado 10 anos de clube. O defensor estreou na equipe profissional no dia 2 de outubro de 1999 em partida contra o Valladolid. O jogador entrou em campo no lugar do português Simão Sabrosa em jogo que o Barça venceu por 2 a 0.
Além do trabalho, o capitão precisou de sorte para entrar no time principal. O técnico Louis Van Gaal estava com o elenco reduzido em um treinamento e precisava de jogadores. Resolveu chamar alguns atletas do time B, entre eles, Puyol. O entusiasmo do jovem de cabelos longos acabaria encantando o treinador holandês.
Puyol começou sua carreira profissional em um período negro da história do clube, onde o rival Real Madrid dominava o cenário espanhol.
– Os primeiros cinco anos foram muito difíceis, não ganhamos títulos mas, sobretudo, não lutamos por eles. No Espanhol sempre estávamos longe dos líderes e isso é o mais duro. Neste clube temos a obrigação de estar sempre entre os melhores – afirmou.
Após toda a tempestade, surge a maré tranquila. Três títulos espanhóis, duas Ligas dos Campeões e a lendária temporada 2008/2009 com três títulos conquistados. Mesmo com tantas conquistas, o zagueiro quer mais.
– Viemos de uma temporada perfeita mas não temos o bastante, queremos mais e vamos demonstrar isso em cada partida – garantiu.
No ano passado Puyol fez uma promessa que não foi levada a sério pelos jornalistas. O jogador voltou a lembrar e brincou.
– Na última temporada eu disse que ainda tinha 10 anos de carreira e as pessoas riram. Agora faltam apenas nove – divertiu-se.
LANCEPRESS