| 25/09/2009 07h11min
A organização e catalogação dos troféus do Grêmio começou em 1984. Desde lá, o clube apostou na aproximação do torcedor com sua história por meio da exposição do acervo. O Tricolor inaugurou o Memorial Hermínio Bittencourt em 2004, mas a estrutura de 756 metros quadrados já está pequena, tanto para receber torcedores como para apresentar todo o material. A diretora do museu, Ema Coelho de Souza, explica que o Grêmio estuda um projeto com área maior para valorizar a memória do clube na nova Arena.
– Ainda não foi definido o tamanho (a ideia é que tenha 3 mil metros quadrados). Vamos fazer algo moderno em que o torcedor vai relembrar os feitos históricos do seu time através de vídeos e fotos. Quero misturar a parte moderna com a antiga, pois só vídeo fica um pouco frio – declarou.
Ema adiantou ainda outros atrativos que museu deverá oferecer.
– Planejamos ter um café temático para os torcedores, galerias grandes com imagens de jogadores. Há uma outra
ideia, mas essa é segredo – brincou.
Do acervo de mais de 2,8 mil troféus do Grêmio, apenas 641 estão expostos no Memorial. O restante está guardado e passará por processo de restauração antes de ser amazenado para a Arena.
– A partir de janeiro do ano que vem, vamos mandar todas essas peças para a restauração, elas serão embaladas e guardadas, já para serem transportadas para a Arena – explicou Ema.
O Memorial Hermínio Bittencourt recebe visitantes diariamente, sendo que o movimento maior ocorre em dia de jogo no Olímpico. No ano de 2008, mais de 100 mil pessoas passaram pelo museu. O local guarda curiosidades, como os torcedores que entregam carteirinhas de sócios para serem expostas.
– O museu não é apenas uma exposição de troféus, ele também preserva a história – resumiu a diretora.
Exposição 100 anos de Gre-Nal
Desde a última terça, o Grêmio expõe mais um material especial no museu. Ainda como
parte das comemorações dos 106 anos do clube, o Tricolor organizou um estande especial
sobre os 100 anos do maior clássico do Estado.
– Ganhamos o primeiro Gre-Nal e o dos 100 anos. Nesse tempo, houve outros históricos para o Grêmio que resolvemos destacar – explicou Ema.
Confira no vídeo mais curiosidades do museu gremista