| 11/09/2009 14h48min
Ninguém esconde no Beira-Rio que a gana do Inter pelo tetracampeonato nacional é ainda maior pelo aniversário de 30 anos do título invicto de 1979. Um dos personagens do inesquecível tricampeonato, o ex-ponteiro Valdomiro passou por um drama durante o ano: foi submetido a uma cirurgia devido a uma trombose femural. O clicEsportes conversou com o ídolo colorado, que revelou ter prometido a taça ao então vice-presidente de futebol do clube, Frederico Arnaldo Ballvé, ainda no quarto do hospital.
– O Ballvé me perguntou quando eu voltaria, disse que o time dependia de mim. E eu disse: "na hora em que o médico me liberar".
Preocupado com o desfalque, o ex-dirigente colorado perguntou a Valdomiro se era necessário contratar outro ponteiro. Ouviu uma resposta e uma promessa:
– Eu disse "Seu Ballvé, se você quiser, pode contratar outro ponta, mas ele será reserva daqui a mais ou menos 90 dias. E tem mais uma coisa: quando eu voltar, nós seremos campeões brasileiros" – lembrou Valdomiro. – Aí ele chegou para mim e disse "tá legal, se formos mesmo campeões, eu te vou te dar, do meu bolso, tanto".
Valdomiro não revelou o valor prometido por Ballvé caso o Inter realmente se sagrasse campeão. O ídolo vermelho e branco emociona-se ao lembrar que, após o título, nem precisou cobrar.
– São aquelas pessoas pelas quais eu tenho um carinho muito grande. Por isto que eu sempre falo: joguei em um dos maiores times do futebol mundial. O Inter sempre me deu tudo, sempre me pagou, e o carinho que a torcida e os dirigentes têm por mim... – disse o jogador, em entrevista por telefone ao clicEsportes.
O drama de Valdomiro
Em 1979, Valdomiro sofreu uma lesão no joelho e, após cirurgia no menisco, teve a perna engessada. Como o gesso estava muito apertado, o jogador sofreu uma trombose na veia femural, e ficou de fora do Gauchão daquele ano, no qual o Colorado ficou em terceiro lugar.
Os médicos acreditavam que o atacante não fosse mais jogar naquele ano. Mas Valdomiro voltou em 90 dias, e ajudou o Inter a conquistar o único título invicto da história do Brasileirão.
– Foi a lesão mais grave que eu tive. Desde que cheguei ao Beira-Rio, nunca tive lesão. Estava sempre jogando, não ficava nem uma semana parado. Esta lesão me abateu muito. O pessoal todo me ajudava, eu recebia muitas visitas no hospital e telefonemas de torcedores, e do pessoal da imprensa que torcia por mim – lembra o ex-atleta.
CLICESPORTES
Valdomiro superou a lesão e conquistou mais um Brasileirão pelo Inter
Foto:
Arivaldo Chaves, Banco de Dados - 18/05/2003