| 08/09/2009 09h45min
O fator local e a estatística podem ser bons aliados para o Inter no confronto com o Cruzeiro neste domingo, às 16h, no Beira-Rio. Há sete anos, o time gaúcho não perde para o mineiro em casa, pelo Campeonato Brasileiro. A última derrota foi em 2002, por 1 a 0, com um gol do zagueiro Luisão, hoje no Benfica e na Seleção Brasileira.
A noite de 13 de novembro de 2002 foi dramática para os colorados. Na penúltima rodada da primeira fase, o time lutava desesperadamente contra o rebaixamento. Vinte e quatro mil torcedores clamavam pela vitória, muitos com faixas de apoio e pedidos de honra à camisa do clube. O Inter atacou de todas as maneiras, mas esbarrou em Gomes. Quando a fase é ruim, nada ajuda. Foi uma atuação espantosa do goleiro, que fez defesas milagrosas e impediu o gol do Inter de todas as formas.
Com o gol de Luisão, o Inter ficou à beira da Segunda Divisão. Precisaria de um milagre para fugir do que seria seu primeiro rebaixamento. Conseguiu sair da zona do
descenso na última rodada,
com uma vitória sobre o Paysandu, em Belém, por 2 a 0 (gols de Fernando Baiano e Mahicon Librelato), e a ajuda de resultados paralelos.
Esta havia sido a primeira derrota do Inter no confronto desde 1973. Na primeira vez que os dois times se encontraram no Beira-Rio pela principal competição nacional, o Cruzeiro venceu, também por 1 a 0. O gol foi marcado pelo meia Palhinha.
Foram as duas únicas vitórias no Cruzeiro no Beira-Rio em Campeonatos Brasileiros. Neste meio tempo, os times se enfrentaram até em final de campeonato. Em 1975, o Inter conquistou seu primeiro título nacional após a vitória por 1 a 0 sobre o time mineiro, conquistada com o famoso gol iluminado de Figueroa.
Confira a ficha da partida de 2002:
INTER (0)
Clemer; Chris, Vinícius e Luis Alberto; Cleitão, Claiton, Cleiton Xavier, Márcio Hahn (Daniel Carvalho) e Chiquinho (Cássio); Mahicon Librelato e Fernando Baiano
(Leandrão). Técnico: Cláudio Duarte.
CRUZEIRO (1)
Gomes; Luisão, Marcelo Batatais e Cris; Ruy, Augusto Recife, Paulo Miranda, Alex (Wendel) e Leandro Silva; Marcelo Ramos (Alessandro Oliveira) e Fábio Júnior (Lucas). Técnico: Wanderley Luxemburgo
Data: 13/11/2002
Local: Estádio Beira-Rio
Público: 24.193 pessoas
Árbitro: Héber Roberto Lopes
Gol: Luisão (C)